Como usar a preposição?

Perguntado por: ipeixoto4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Preposição é classe das palavras que ligam duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Na frase "casa de Luís", por exemplo, a preposição "de" estabelece uma relação de posse entre os substantivos "Luís" e "casa".

Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio. Colocada nessa posição, é capaz de estabelecer uma relação de dependência entre esse termo e um principal. Essa relação pode ser de posse, modo, lugar, causa, fim, entre outras.

As preposições são classificadas em essenciais ou acidentais. Preposições essenciais são as palavras que só funcionam como preposição. As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. Apesar de não desempenharem função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

(ii) de — Noção de espaço: «Já estamos a sair de casa.» Noção de tempo: «Eles visitam-me de vez em quando.» (iii) em — Noção de espaço: «Os rapazes entraram em casa a correr.» Noção de tempo: «Chove muito em Abril.»

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

Para ser uma proposição, a frase precisa poder ser verdadeira ou falsa, não é necessário que saibamos no momento se é verdadeira ou falsa. Em lógica se diz que é necessário que a sentença tenha valor de verdade, ou seja, possa ser verdadeira ou falsa.

A locução prepositiva para com utiliza-se com o significado de «com/em relação a»: «Mostrava-se bom para com todos.»

Significado de Com
preposição Acompanhado por; em companhia de: passear com amigos. Em adição; de modo a somar: leite com café.De que maneira; de determinado modo: falar com eloquência. Pelo seguinte modo ou instrumento: fazer a barba com navalha. Por qual razão, motivo, causa: o sertanejo empobreceu com a seca.

18 preposições essenciais. As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Podem ser essenciais ou acidentais e algumas delas podem se contrair ou se combinar com alguns artigos.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Os pronomes distinguem-se dos determinantes porque, enquanto os determinantes vêm antes dos nomes, os pronomes vêm em vez dos nomes. Preposições: são palavras invariáveis que estabelecem ligação entre elementos da frase.

  1. - O artigo pode ser retirado do contexto, sem alteração no sentido da frase; - Aponta um substantivo claro, vindo sempre antes dele; ...
  2. - O pronome pode ser referido a alguma pessoa do discurso no contexto; ...
  3. - A preposição não pode ser retirada do contexto, pois deixa o sentido da frase estranho;

Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si, é invariável e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga. Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.

As preposições de tempo são usadas para falar de um período específico de tempo, como uma data ou um horário. Usamos “At” quando falamos de horas, feriados e festas, ou quando falamos de momentos muito específicos.