Como usar a palavra entretanto?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

conjunção Conjunção que indica oposição entre uma coisa e outra; mas, porém, contudo, todavia: estava almoçando, entretanto tive de parar. advérbio Neste meio-tempo; inserido no espaço de tempo entre duas ações: estava almoçando, entretanto (durante esse tempo), ela chegou.

Depois de outras conjunções adversativas “apesar”, “entretanto”, “contudo”, “todavia”, “porém” o uso da vírgula é recomendável. Exemplo: porém, não consegui chegar a tempo.

As expressões “no entanto” e “entretanto” são conjunções adversativas que trazem a ideia de contraste, assim como as palavras: “mas”, “todavia”, “porém”, “contudo”. Observe os exemplos abaixo: Ela foi embora às 18h, no entanto era para ter saído às 17h. Ela foi embora às 18h, entretanto era para ter saído às 17h.

Entretanto e todavia são conjunções. Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula. Quando estão deslocadas na frase, devem aparecer entre vírgulas, pois há intercalação. "O encontro foi um desastre.

As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.

Dentre as inúmeras expressões coesivas, existem duas conjunções que requerem cuidado: “entretanto” e “no entanto”. Essas expressões sinônimas equivalem a “porém” e “todavia” e estabelecem relação de oposição ou contraste entre ideias.

a) Conjunções adversativas: são aquelas que trazem a ideia de contraste (mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto).

• Oposição / contraste
mas, porém, todavia, contudo, no entanto, contrariamente, em vez de, ao invés de, pelo contrário, por oposição, oposto, opostamente, entretanto, doutro modo, ao contrário, não obstante, por outro lado.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

As conjunções coordenativas adversativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir uma oposição de fatos ou informação, bem como a ideia de contraste. Exemplos: porém, contudo, entretanto, ou, senão, todavia, no entanto, não obstante, mas, etc.

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Por exemplo: A sua pesquisa é clara e objetiva. Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

Dentre os empregos da vírgula destacam-se os casos em que certas palavras ou expressões indicam, por si só, uma idéia completa e distinta dos outros termos da oração da qual participam. Para isolar essas palavras ou expressões utilizamos o recurso da vírgula, obrigatória nesse caso.

Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro...

Posição semelhante é assumida por Evanildo Bechara, que considera que pertencem à classe dos advérbios as palavras pois, logo, portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante (cf. Moderna gramática portuguesa.

O termo “contudo” (L. 32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer um dos seguintes vocábulos: entretanto, todavia, no entanto, porém, embora, conquanto. Parabéns! Você acertou!

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.