Como usar a naftalina para espantar morcego?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A naftalina é outra substância que causa irritação nos morcegos pelos odores que libera. Para utilizar essa técnica, coloque bolinhas de naftalina em saquinhos de organza ou filó e pendure nos locais onde os morcegos costumam ficar. Isso tende a espantá-los da área.

Coloque, no máximo, uma bolinha de naftalina em cada cômodo da casa. Se forem cômodos muito próximos uns dos outros e pequenos, não coloque em todos. Confira na embalagem do produto as recomendações sobre a quantidade segura a usar em cada local da casa.

A Naftalina, de fórmula molecular C10H8, é um repelente natural que já foi vastamente utilizado por donas de casa em armários e gavetas. Traças e baratas são repelidas pelo vapor que esta substância exala, sendo assim, as roupas guardadas próximas à naftalina ficam protegidas do ataque destas pragas.

Os morcegos são de hábito noturno saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite.

Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc).

Como todas as criaturas vivas, o morcego faz parte de uma cadeia alimentar que harmoniza o ambiente. Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, morcegos carnívoros e a ave anu-branco.

O ideal é impedir sua presença, forrando bem os telhados, forros e outros locais onde eles possam se alojar. Para limpar suas fezes é preciso molhar o local com solução de 1 litro de água sanitária para cada 1 litro de água, utilizando sempre máscaras e luvas.

Existem aromas que se tornam desagradáveis ao olfato dos morcegos, fazendo com que eles se afastem dos locais onde esses aromas estão. A maioria dos animais não gosta do odor provocado pelo eucalipto, mentol, hortelã e hortelã-pimenta.

Você deve colocar tiras de papel alumínio no teto onde se encontram os morcegos, nas entradas e nas saídas das tocas desses animais. Com o anoitecer, quando o vento soprar na habitação dos morcegos, haverá produção de bastante barulho, som que irritará os morcegos.

Os morcegos que às vezes aparecem em nossas casas são quase sempre filhotes extraviados ou, acidentalmente, morcegos adultos que entraram voando por uma janela ou porta aberta. O primeiro passo é ficar calmo. Se o morcego estiver voando, ele deve estar procurando uma saída para escapar.

Se forem deixados quietos no habitat, os morcegos selvagens dificilmente oferecem riscos aos humanos. Sendo assim, a resposta para a pergunta “morcego é perigoso?” é não!

30 dias

Sua duração é aproximadamente 30 dias. É muito utilizada como repelente a traças e outros insetos rasteiros em armários, estantes, gavetas, guarda-roupas, malas, etc…

Além do uso para conservação de roupas, ao espantar traças, baratas e outros insetos, é possível usar como um desinfetante caseiro. Isso mesmo! É uma mistura de água, naftalina, vinagre de álcool, álcool 46%, bicarbonato de sódio e detergente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que a existência de naftalina nos espaços fechados pode ter efeitos na saúde humana, podendo mesmo causar cancro, aconselhando que se bana esta substância poluente de casas e locais de trabalho.

Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de: Solidificação.

Sintomas e consequências da intoxicação com naftalina: - Irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório. - Fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e nos rins. - A exposição prolongada ao produto pode aumentar o risco de cataratas.

A naftalina só funciona devido aos gases liberados no ar, que são capazes de combater as pragas mas que também fazem mal aos seres humanos. Quando abrimos as embalagens e largamos as bolinhas de naftalina no armário, elas ficam em seu estado mais perigoso pois liberam muitos gases, que podem afetar a saúde das pessoas.

Os morcegos mal conseguem ver a luz vermelha, em comparação com as tradicionais luzes artificiais que costumam atrapalhar sua atividade noturna.