Como usar a expressão a fim de?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A expressão “a fim de” é uma locução prepositiva. É usada para indicar uma finalidade, um objetivo. Pode ser substituída pela preposição “para”.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que.

1 para, com a finalidade de, com o fim de, com a intenção de, com o intuito de, com o objetivo de, com o propósito de, porque.

1 semelhante, análogo, idêntico, igual, similar, parecido, afínico, relacionado, conforme, congênere.

A vírgula antes de "para que" ou "a fim de que" é opcional). "Ela só vai gostar de você, quando você deixar de ser tímido." (oração temporal.

a fim: indica finalidade; afim: indica semelhança.

Uso correto do qual
Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei. Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

adjetivo Em que há ou expressa afinidade; que possui semelhança ou compatibilidade com alguém ou com alguma coisa.

Coloquialmente, usamos “a fim de” no sentido de “estar com vontade de”, “desejar”, “querer”. E sempre precedido do verbo “estar”. Eu estou a fim de ir ao cinema, mas se quiser, podemos ficar em casa.

O vocábulo enfim é um advérbio de tempo e equivale a por fim, finalmente ou afinal. Ele pode ainda ser usado com valor conclusivo, ou seja, como se uma determinada ação estivesse sendo encerrada, concluída. A locução adverbial em fim (em fim de) também tem valor temporal, mas é sinônima de no final de.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Exemplos: Não fui à praia porque estava chovendo. (explicação de não ter ido à praia) O concerto atrasou porque o maestro estava discutindo com os músicos.

Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

“Afim” é um adjetivo que significa “igual” ou “semelhante”. O plural de “afim” é “afins”. “A fim de” é uma locução prepositiva, usada para indicar finalidade. A expressão “a fim de” é invariável.

A palavra “afim” é um adjetivo o qual expressa ideia de afinidade. Já a expressão “a fim” compõe as locuções prepositiva e conjuntiva para indicar ideia de finalidade.