Como usar a espinheira santa?

Perguntado por: lbonfim5 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O extrato-fluido de espinheira-santa deve ser tomado por via oral, sendo que a dose recomendada é de 15 a 20 gotas diluídas em 200ml de água, 3 vezes por dia após as refeições, ou conforme recomendação médica.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
O consumo de espinheira-santa deve ser supervisionado por um médico competente. A planta é contraindicada para crianças, grávidas e lactantes.

Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado. O preparo é simples: adicione 3 colheres de sopa da erva em 500ml de água fervente, desligue o fogo, abafe, coe e consuma.

A espinheira-santa é muito indicada para tratar gastrite, azia, úlcera no estômago e amenizar possíveis dores no trato digestivo. Isso porque ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular) e ajuda muito a reduzir a acidez gástrica.

Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias.

A dose normalmente recomendada é de 2 cápsulas de 380 mg de espinheira-santa, 3 vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas, antes das principais refeições.

Quando tomar Espinheira Santa? Se você tem dúvidas se é melhor usar a Espinheira Santa antes ou depois das refeições, não se preocupe! É bem simples consumir esta planta, independente da forma que você comprá-la. Sua ação é rápida e ela pode ser consumida por volta de 15 a 30 minutos antes das refeições.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

O Chá de Espinheira Santa contém ação anti-inflamatória, diurética, laxante, antioxidante e cicatrizantes que auxiliam no tratamento de dores no estômago, úlcera gástrica, azia e gastrite. Capaz de reduzir a acidez gástrica pois protege a mucosa do estômago, combatendo a H. Pylori e os refluxos gástricos.

Como fazer chá de espinheira-santa em poucos passos
Adicione 1 colher de chá de folhas de espinheira-santa em água fervente; Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos; Coe e tome o chá ainda morno.

O chá de espinheira santa pode ser consumido pela manhã, em lanches intermediários ou na ceia, antes de dormir.

Composição do Espinheira Santa Herbarium
Plantas ricas em taninos, como a Maytenus ilicifolia, em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

A espinheira-santa é um verdadeiro remédio para o refluxo gastroesofágico e promove outros benefícios ao aparelho digestivo. A planta é muito indicada como tratamento auxiliar para azia, gastrite, úlcera no estômago e dores que podem acometer o aparelho digestivo.