Como usar a cúrcuma para desinflamar o corpo?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Cúrcuma também pode proteger o corpo de destruição tecidual e inflamação das articulações e promover o melhor funcionamento das células nervosas. Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico.

Tente consumir entre 400 a 600 mg da especiaria três vezes ao dia. Adicione-a a molhos, sopas ou bebidas como leite e chá. Para fazer chá de açafrão-da-terra, ferva uma xícara de água e dissolva duas gramas de cúrcuma em pó na água. Adicione também limão, mel e gengibre para melhorar o sabor do chá.

Como fazer chá de cúrcuma?

  1. Em primeiro lugar, corte um pedaço de 2,5 cm da cúrcuma em fatias finas;
  2. Em seguida, coloque as fatias em uma xícara (237 ml) de água;
  3. Coloque a mistura para ferver;
  4. Agora, desligue o fogo e aguarde cerca de 5 minutos;
  5. Por fim, basta coar a bebida e tomar.

Você pode usar a cúrcuma todos os dias, tanto na sua comida, quanto na forma de shot ou até mesmo como suplementação se acaso não gostar do sabor, mas quer os benefícios dela.

Quando consumida de forma moderada, a cúrcuma não possui qualquer contraindicação. Mas como todo alimento, quando em excesso faz mal. Por isso, existem alguns efeitos colaterais, como irritação no estômago e enjoos.

Essa raiz, que pode ser utilizada fresca em rodelas ou seca, em forma de pó, é valorizada por suas ações antioxidante e anti-inflamatória. O coração e a imunidade são especialmente favorecidos com seu consumo.

Não há mistério para tomar corretamente um bom suplemento de açafrão (cúrcuma) em cápsulas da forma certa. Em geral, os fabricantes indicam o consumo de 1 a 2 cápsulas, entre 1 e 2 vezes ao dia. Geralmente, o melhor momento para tomar o suplemento é um pouco antes das principais refeições (almoço e/ou jantar).

Contraindicações. Na alimentação de gestantes e crianças, a cúrcuma deve ser usada com muita moderação, recorrendo a pitadas, apenas. Além disso, pode causar obstrução nos dutos de quem sofre com cálculos biliares. Portanto, de forma preventiva, o açafrão-da-terra deve ser evitado por quem tem problemas na vesícula.

CONSUMO DA CÚRCUMA NO DIA A DIA
Você pode consumir com alimentos como: abacate, castanha e azeite de oliva. Ferva água e adicione uma colher de chá de cúrcuma em pó. Deixe a mistura descansar por alguns minutos e depois coe.

Inicialmente ele virou moda pela suposta capacidade de ajudar no emagrecimento e com a pandemia ganhou destaque pelo reforço ao sistema imunológico. Para fazer o seu, basta misturar o suco de um limão e uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó e beber em seguida.

A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.

Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.

Chá de cúrcuma com limão
A cúrcuma possui um composto ativo, a curcumina que, ao acelerar o metabolismo, auxilia no emagrecimento, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal.

Como usar o açafrão para emagrecer: Para que o corpo absorva bem a especiaria. “A curcumina é mal absorvida durante a digestão. Portanto, preparar os pratos com pimenta-preta junto pode ajudar. Para ter bom efeito, use de meia a uma colher de chá de açafrão e uma pitada da pimenta”, recomenda Paula.