Como usar a caneta de insulina NPH do SUS?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 11 votos

É importante também saber que ao inserir da caneta nos locais de aplicação (braços; nádegas; coxas e abdômen), a insulina deverá ser injetada até o final, para isso deve-se contar até 5 segundos após a agulha ser injetada, o que vai garantir que toda a dose seja administrada, mantendo a eficácia no tratamento.

Se você já está utilizando a caneta, ela pode ser carregada por até 4 semanas, devendo ser mantida à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas.

A parte posterior da caneta serve para o paciente controlar a dosagem das aplicações. Basta girar um botão e a quantidade é exibida no visor. A graduação das unidades pode ser de meia em meia dose ou de uma em uma; isso varia conforme o fabricante.

NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).

Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz. Manter em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegida do calor excessivo e da luz.

A substância ativa é insulina humana produzida por biotecnologia recombinante. Novolin® N é uma suspensão de insulina isofana (NPH). 1 mL contém 100 UI de insulina humana. Um frasco-ampola contém 10 mL de suspensão injetável, correspondente a 1000 UI (Unidade Internacional).

Gire o suporte do carpule para dentro da caneta, conforme ilustrado, até você sentir ou ouvir um clique. Se você tiver um carpule cuja insulina está com aspecto turvo e esbranquiçado, ressuspenda o conteúdo antes da aplicação, sempre.

Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira, porque pode danificar o mecanismo interno e, em alguns casos, interferir no registro da dose correta; devendo então, ser mantida em temperatura ambiente.

Além de trazerem conforto e menor sensação de dor ”, explica. As canetas têm a capacidade para receber as insulinas regulares – rápida e com coloração transparente, e insulina NPH – intermediária e tem coloração leitosa. Lembrando que a insulina deve permanecer na geladeira enquanto não estiver em uso.

Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas em geladeira ou temperatura ambiente. Quanto à validade, após a abertura da insulina, são válidas de 4 a 8 semanas conforme orientação em bula. Após este prazo, deve ser descartada, mesmo que ainda contenha insulina e tenha sido armazenada em geladeira.

Sendo assim, deve ser usada em menos de 15 minutos antes da refeição, ou mesmo durante a refeição.

Após o uso sob a pele (subcutaneamente), Insulina Humana Recombinante NPH apresenta um rápido início de ação, dentro de 1 hora após a administração subcutânea, atinge o pico entre 4 e 6 horas após a administração e tem uma duração de 12 a 20 horas.

Existem vários estudos demonstrando que a melhor forma de iniciar a insulinização em DM2 é com insulina basal (glargina, detemir ou NPH), aplicada uma vez ao dia, na hora de dormir (bed time), mantendo os antidiabéticos orais durante o dia34(B).

Precauções com a caneta de insulina

  1. Nunca carregar a caneta com a agulha acoplada. ...
  2. Não levar a caneta em locais com brusca diferença de temperatura. ...
  3. Não usar a mesma caneta em duas ou mais pessoas. ...
  4. Nunca reutilizar a agulha. ...
  5. Nunca descartar a agulha no lixo comum.

Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

Desde 2019, as canetas de insulina humana NPH e Regular para o tratamento do diabetes são fornecidas gratuitamente nas farmácias das unidades de saúde municipais.

O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.