Como usar a bússola no Google Earth?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Abra o Google Earth. Aponte para uma seta direcional na bússola. Clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha-o pressionado. Em seguida, solte o botão quando você chegar na parte do mundo que deseja ver.

Gire seu mapa até que esta letra N fique posicionada do lado direito, como mostrado na imagem ao lado. e, na barra de ferramentas que aparecer, utilize as setas para avançar até horário do pôr-do-sol (ou voltar, se for o caso).

A rosa dos ventos é exibida no Google Maps para dispositivos móveis somente quando o mapa não está alinhado com a direção norte. Para rotacionar o mapa e então exibir a rosa dos ventos, utilize dois dedos simultaneamente na tela.

Esso procedimento pode ser feito tanto no Android quanto no iPhone: basta tocar no ponto azul, escolher a opção para calibrar a bússola e fazer um "8" umas três ou quatro vezes seguidas. No Android, você ainda pode ativar o modo de alta precisão indo no menu "Configurar" > "Localização" > "Modo" > "Alta precisão".

Segurando a bússola na horizontal, aponte a seta de direção, a linha-de-fé, para o lugar onde você deseja ir – vamos imaginar que seja uma montanha. Gire o anel graduado até que a seta do mostrador, a seta-guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulha magnética.

A agulha magnetizada aponta sempre para o norte, e, com base nessa informação, é possível identificar a posição dos demais pontos de referência.

Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).

O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.

Para saber a classificação de um imóvel de acordo com a luz solar, é preciso saber onde o sol nasce, que é sempre no leste, e se põe sempre a oeste. Por isso, ao visitar um imóvel, uma boa dica é usar um aplicativo de bússola para descobrir onde fica o norte, sul, leste e oeste, em relação ao imóvel.

Leste (L): o lado onde o Sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste.

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).

Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.

(1997) realizaram estudos sobre direção e velocidade dos ventos em Pelotas-RS e concluíram que a direção predominante dos ventos varia com a estação do ano; na primavera e no verão a direção predominante é leste (E), no outono a direção é sudeste (SE) e de nordeste (NE) no inverno.

Anemômetros medem a velocidade do deslocamento do fluxo do ar (vento). Existem vários tipos de anemômetros (anemômetros de hélice, anemômetro de conchas, anemômetro sônico, com modelos de painel ou portáteis).

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Sem qualquer ajuste a precisão é 1:360.000 (90m/0.00025=360.000), mas dá pra melhorar usando o método de kriegagem do Surfer com alguns pontos de controle.

A bússola é um objeto usado para localização e orientação espacial, baseada em propriedades do magnetismo tanto dos materiais ferromagnéticos, quanto do campo magnético terrestre. Elas são compostas por uma agulha magnética que fica na horizontal e suspensa pelo centro de gravidade.