Como unir tubo PPR com PVC?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Para conectar tubulações feitas de diferentes materiais, como uma torneira de metal a um tubo de PVC, é preciso usar conexões soldáveis e roscáveis. O joelho soldável com bucha de latão, por exemplo, serve para unir peças de metal roscáveis com tubos de PVC ou PPR.

Os tubos e conexões de PPR não são unidos por cola/ adesivo, eles são unidos através de um processo de termofusão/ aquecimento.

CPVC: resiste a uma temperatura de até 80 °C, sendo necessário o uso de uma válvula térmica; PPR: assegura uma boa resistência a altas temperaturas, podendo suportar 95 °C.

O cimento solvente CPVC FlowGuard® funcionará com uma instalação PVC? Sim. O cimento solvente CPVC FlowGuard® irá tecnicamente funcionar na tubulação de PVC.

Indicados para água quente, o PPR trabalha em temperaturas de 70ºC, mas permite picos mais altos na temperatura caso haja algum problema com o seu aquecedor. O PPR aguenta a pressão da água por conta da sua resistência. PEX: O PEX é indicado para conduzir água fria e quente, mas é ideal que conduza água quente.

A união entre tubo e conexão em Polipropileno Copolímero Randômico Tipo 3 (PPR) é realizada por meio de fusão molecular, executada com um termofusor à temperatura média de 260°C.

O tubo PPR é feito de Polipropileno Copolímero Random tipo 3, que é uma resina derivada de um processo químico. Sua superfície é muito lisa, o que facilita a condução da água e o protege de características importantes como a corrosão.

A soldagem de tubulação de polipropileno pode ser executada por termofusão (também chamada de soldagem de topo) e por eletrofusão. A termofusão é a forma mais tradicional e mais utilizada de soldagem de tubos de polietileno e polipropileno.

O PPR Azul encarrega-se em favorecer maior pureza do ar nas instalações de redes de ar comprimido, atendendo instalações de equipamentos industriais. Mais resistente à corrosão e a gêneros agressivos.

A tecnologia do PPR pode ser utilizada, ainda, para condução de gás, em substituição ao polietileno, o que abre um novo mercado. Os produtos são ecologicamente corretos; produzidos com menos energia e ausência de corrosão e toxicidade.

Para esse tipo de plástico, a cola ideal é a cola Super Bonder Original que também pode colar uma série de outros tipos de plástico.

Chanfrar e lixar a ponta do tubo e lixar a bolsa da conexão
Remova as rebarbas da superfície do tubo. Depois disso, lixe a parte externa do cano que será colado e o interior da junção para evitar vazamentos, eliminando as impurezas e para que a soldagem seja preparada.

TUBOS DE CPVC
“Basicamente, sua composição química é semelhante à do PVC, mas com a adição de cloro na fórmula. Isso torna o material mais resistente e maleável”, explica Andrade, reforçando que a solução é uma alternativa mais barata aos tubos de cobre.

O PVC rosqueável é mais bem utilizado em hidráulica externa e com exposição a intempéries, pois seus tubos são mais rígidos.

Continuar lendo Pode colar tubo PPR?