Como umidificar o quarto para parar a tosse?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Encher uma bacia de água e deixar no ambiente (quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor) ajuda a umidificar o ar e facilita a respiração durante o sono. Lembre-se de trocar a água diariamente.

Usar um umidificador de ar
O aparelho solta um vapor de água que umidifica o ambiente e pode ser usado para preparar o quarto para uma noite de sono confortável. Dica: é importante controlar o uso do umidificador para evitar umidade em excesso que pode ser absorvida pelos móveis e provocar mofo nos interiores.

Colocar um balde de água no quarto
Essa dica é clássica e você provavelmente já deve ter ouvido: manter um balde cheio de água no ambiente funciona mesmo! Principalmente se for colocá-lo ao lado da cama antes de dormir. Experimente e vai perceber uma grande melhora do sono desde a primeira noite.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Como aliviar a tosse seca à noite? 8 dicas

  1. Evite o ar seco. ...
  2. Mantenha a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo. ...
  3. Evite agentes alérgenos. ...
  4. Consuma bebidas quentes que diminuam a irritação. ...
  5. Gargarejo com água e sal. ...
  6. Beba bastante água durante o dia. ...
  7. Evite refeições logo antes de se deitar. ...
  8. Medicamentos antialérgicos.

Sempre coloque água potável no umidificador de ar. Lembre-se que essa água vai evaporar e deixar o ar que você respira mais úmido. Se for uma água com resíduo, ou seja, ela pode ser prejudicial à saúde. Troque a água, pelo menos, uma vez por semana.

O uso inadequado do ar-condicionado pode ressecar o ar, deixando a pessoa mais vulnerável aos vírus e bactérias e potencializando alergias e outras doenças respiratórias. Para fugir desse problema é possível utilizar um balde de água para umidificar o ambiente, além de se hidratar bem durante o dia.

Detalhes. Basta colocar o ventilador próximo de uma janela aberta para aproveitar a brisa que vem de fora. Na frente do aparelho, coloque uma bacia ou balde cheio de gelo. O fluxo de ar vai fazer o gelo derreter e refrescar o meio ambiente.

Você também pode incrementar a umidade no ar com um vaporizador ou um umidificador. As soluções nasais são perfeitas para desobstruir o nariz e descansar da congestão nasal. Vick VapoRub inalador combina mentol e cânfora para proporcionar uma sensação de esfriamento que permite uma respiração mais livre.

Posso usar o umidificador a noite inteira? Melhor não. Assim como a baixa umidade resseca a via aérea, trazendo uma série de problemas, usar o umidificador durante periodos prolongados pode deixar a umidade alta demais, favorecendo a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, que também causam problemas respiratórios.

Deixá-lo ligado o dia todo
Algumas pessoas acabam deixando o aparelho ligado por muitas horas, sendo que é ideal é usá-lo de 3 a 4 horas. Se você deixa ele ligado o dia inteiro, o ambiente todo fica muito úmido favorecendo a proliferação de fungos e ácaros.

A resposta é sim. Além de deixar o quarto úmido, melhora a respiração. É recomendado deixar perto da cabeceira da cama. Aproveite o balde que está no quarto, e experimente acrescentar algumas gotinhas de óleo de lavanda, alecrim, eucalipto ou menta, ou até as ervas mesmo na água, pois contribuem para acalmar e relaxar.

Umidade do ar é a quantidade de vapor d'água em suspensão na atmosfera em um local. A evaporação das águas superficiais e a transpiração são dois fatores que influenciam a umidade do ar. Ambos dependem diretamente da radiação de luz solar, do aumento das temperaturas e dos ventos.

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas, a mais correta, é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

Esta ideia é uma crença popular antiga, mas ainda hoje é partilhada online. A título de exemplo, num texto sobre os alegados benefícios da cebola no alívio da tosse, aconselha-se o leitor a cortar uma cebola ao meio, colocar as duas metades num prato e levá-las para a mesinha de cabeceira.

A aplicação pode ser no peito, pescoço, nas costas e misturado com água quente, a partir do momento que a inalação é realizada, o vapor dos óleos essenciais atuam diretamente para desobstruir as vias aéreas proporcionando alívio e conforto para a respiração.

Descanse bem e com a cabeça elevada
Se a causa da sua tosse é uma constipação ou alergias, dormir com a cabeça um pouco mais elevada - por exemplo, com uma almofada extra - pode ajudar. Quando dormimos na horizontal, as secreções podem acumular-se na garganta e irritá-la.

7 tipos de remédio caseiro para tosse

  1. Abacaxi. O abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta. ...
  2. Gargarejo de água e sal. ...
  3. Chá de limão. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de alho e especiarias. ...
  6. Suco de limão e óleo de coco. ...
  7. Elixir da potência.

“Isso para quem tem problema respiratório é tão ruim quanto o ar seco”, explica. Por isso, ele não recomenda dormir com o aparelho ligado durante toda a noite, e afirma que o ideal seria ligá-lo com antecedência de três a quatro horas, e desligá-lo ao deitar-se.

Se você tem alergias é melhor ficar longe dos umidificadores de ar quente já que o ar quente e úmido também pode incentivar o crescimento de mofo.