Como umidificar o quarto para dormir?

Perguntado por: isilva7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Por isso, prefira dormir com um pano úmido próximo a sua casa ou invista em umidificadores de ar (mas deixe os armários fechados para não entrar umidade em suas roupas e madeiras).

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas, a mais correta, é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim.

Por isso, ele não recomenda dormir com o aparelho ligado durante toda a noite, e afirma que o ideal seria ligá-lo com antecedência de três a quatro horas, e desligá-lo ao deitar-se. “Quando a pessoa for para o quarto, já estará uma situação boa de umidade”, diz.

Confira abaixo:

  1. Tomar bastante água. Isso pode ser realizado dentro e fora de sua casa. ...
  2. Utilize plantas para deixar o ambiente mais úmido. ...
  3. Use borrifadores de água. ...
  4. Fontes auxiliam na umidificação do ambiente. ...
  5. Panos molhados e umidificadores na hora de dormir. ...
  6. TRANQUILIDADE.

A primeira dica de umidificar o ar no inverno é molhar uma toalha e colocá-la aberta na cabeceira da cama, nas costas de uma cadeira, na janela ou em um pendurador de toalhas. Faça isso a noite, de preferência, para que durante as horas de sono a água da toalha evapore e melhore a qualidade do ar do quarto.

Para melhorar a umidade, você pode encher uma bacia ou balde com água até a metade e deixá-la no ambiente (a prática já “quebra um bom galho” para ter um sono melhor). Para aumentar a sensação de relaxamento e aromatizar o local, vale pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda na água!

Além do espeto decorativo, as plantas são excelentes aliadas na purificação do ar. Para combater as toxinas do ar, pode optar por alguma planta específica, como o Lírio da Paz, a Espada de São Jorge, a Azaléia, o Filodendro e o Clorofito. A decoração minimalista é uma das mais saudáveis para purificar o ar da sua casa.

Detalhes. Basta colocar o ventilador próximo de uma janela aberta para aproveitar a brisa que vem de fora. Na frente do aparelho, coloque uma bacia ou balde cheio de gelo. O fluxo de ar vai fazer o gelo derreter e refrescar o meio ambiente.

Confira os principais:

  1. Hidrate-se constantemente. ...
  2. Aposte em uma alimentação saudável. ...
  3. Combata o ressecamento das vias aéreas. ...
  4. Evite exposição solar. ...
  5. Umidifique o ambiente. ...
  6. Escolha bem o horário da prática de exercícios. ...
  7. Mantenha a hidratação da pele. ...
  8. Faça o controle do seu lar.

Tempo seco: 5 dicas para respirar melhor em dias de baixa umidade

  1. Lave o nariz com soro fisiológico. Para ajudar no processo de respiração, lave o nariz com soro fisiológico (pelo menos. ...
  2. Faça exercícios. ...
  3. Procure reduzir os níveis de estresse. ...
  4. Evite se expor a mudanças bruscas de temperatura. ...
  5. Purifique o ambiente.

Clima seco: saiba como adaptar a sua casa

  1. Espalhe toalhas molhadas e recipientes com água pela casa. ...
  2. Mantenha os cômodos arejados. ...
  3. Invista em um bom umidificador de ar. ...
  4. Use borrifadores de água. ...
  5. Aposte no poder das plantas. ...
  6. Evite o uso de vassouras. ...
  7. Fique longe do ar-condicionado. ...
  8. Hidrata-se.

Você também pode incrementar a umidade no ar com um vaporizador ou um umidificador. As soluções nasais são perfeitas para desobstruir o nariz e descansar da congestão nasal. Vick VapoRub inalador combina mentol e cânfora para proporcionar uma sensação de esfriamento que permite uma respiração mais livre.

A resposta é: sim. Inclusive, o uso de soro fisiológico no umidificador de ar é indicado em dias de baixa umidade no ar. Isso se dá porque, enquanto o umidificador mantém o ar úmido, o soro ajuda na hidratação das vias aéreas e da obstrução nasal.

Deixá-lo ligado o dia todo
Algumas pessoas acabam deixando o aparelho ligado por muitas horas, sendo que é ideal é usá-lo de 3 a 4 horas. Se você deixa ele ligado o dia inteiro, o ambiente todo fica muito úmido favorecendo a proliferação de fungos e ácaros.

Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? Geralmente, a umidade do ar ideal para ambientes fechados é de 45%. Quando esse valor está abaixo dos 30%, o ar está muito seco. Quando ele está acima dos 50%, muito úmido.

Umidade do ar é a quantidade de vapor d'água em suspensão na atmosfera em um local. A evaporação das águas superficiais e a transpiração são dois fatores que influenciam a umidade do ar. Ambos dependem diretamente da radiação de luz solar, do aumento das temperaturas e dos ventos.