Como umbu fazia para sobreviver?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Resposta verificada por especialistas. O povo Umbu vivia da caça e da coleta de animais, sendo um povo nômade, isto é, que não estabelecia uma residência fixa. Eles sempre migravam para novas áreas em busca de alimentos quando esgotavam os recursos da região atual.

O povo umbu, como ficou conhecido, foi responsável pela difusão, entre os primeiros habitantes da do território brasileiro, de das grandes inovações daqueles tempos: usa do arco e flecha e da boleadeira (arma composta de três bolas de pedra ligadas entre si por cordas de couro).

Resposta: Tradição Umbu é o nome pelo qual se conhece a cultura material do primeiro grupo de povos indígenas possuidores de indústria lítica que habitaram a Região Sul do Brasil e áreas adjacentes em São Paulo, na Argentina e no Uruguai, ocupando-as há cerca de 12 ou 13 mil anos.

Desse modo, os povos ceramistas, como a Tradição Tupi-guarani, não descendem dos povos das Tradições Umbu e Humaitá (que viveram na região Sul do Brasil entre 11.500 e 2.500 anos A.P), mas formam etnias próprias que tem sua origem associada à região amazônica.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses eles já habitavam as nossas terras. Hoje é dia de homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade da cultura indígena e pelo respeito a ela. A presença indígena no Brasil ocorre atualmente em 26 estados e no Distrito Federal.

Fruto do umbuzeiro, o umbu tem origem sertaneja, vem lá do nordeste do Brasil. Além do suco do próprio fruto, é possível extrair uma bebida refrescante também da raiz de sua árvore.

b-( ) O povo de Umbu nas florestas do Sul e do Sudeste do Brasil ficaram conhecidos pela divulgação de duas grandes inovações do arco e flecha e da boleadeira ( arama composta de três bolas de pedra ligadas entre si por cordas de couro).

Existem dezenas de variedades nativas de umbu, como o umbu-cajá e o umbu-cajazeira, comuns no semiárido, frutos de árvores que crescem naturalmente no Nordeste. Mas nas últimas décadas, a Embrapa Semiárido, com sede em Petrolina (PE), vem desenvolvendo novas variedades a partir de cruzamentos.

Resumo: A Tradição Umbu, distribuída na porção sul e sudeste do Brasil, caracteriza-se pela presença de pontas bifaciais e apresenta datas desde 12.700 anos AP até o período histórico. Essa tradição é problemática por conta de sua ampla distribuição geográfica e cronológica.

Os primeiros habitantes do Brasil
Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.

Os principais instrumentos do povo umbu eram lâminas feitas de pedra, pontas de flecha feitas de pedra e percutores feitos em osso. Eram, assim, uma sociedade da Idade da Pedra, que contava com um nível tecnológico rudimentar que usavam para adaptar o mundo ao seu redor às suas necessidades.

A mais importante manifestação religiosa Pankararu é as “Corridas do Umbu”, quando o ano começa, depois das trovoadas de janeiro, com as plantações sendo iniciadas após as primeiras chuvas.

O umbu “é considerado um símbolo de resistência cultural pelos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais da região semiárida, principalmente pelo significado sagrado e por reservar água em suas raízes em períodos de seca”.

Os primeiros habitantes foram chamados de índios, nativos ou aborígines. Contudo, não eram originários dessa terra, pois chegaram de outros lugares em migrações oriundas principalmente da Ásia.

PRODUÇÃO Somente depois de oito anos do plantio de mudas enxertadas, atingindo mais vigor a partir dos dez anos. O início da produção é de 12 anos se a propagação for por sementes. Cada árvore tem capacidade para produzir de 65 a 300 quilos por ano.