Como umbandistas falam Amém?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè).

Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade. E axé, sem dúvidas, pode ser considerado a base da exposição fotográfica Òrun Àíye (Céu e Terra), locada no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá!

áàró ou u aro = Bom dia!

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Quem abençoa não é o humano que está ali, ele apenas lhe responderá, mas quem irá de fato lhe abençoar é a ANCESTRALIDADE dele, normalmente, representada pelo Orixá de cabeça, de seus Guias e Mentores espirituais, tanto que se responde: “que meu pai/minha mãe lhe abençoe” (forma mais usual, não única).

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

O que é saravá:
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

Epa Babá ou Exê Babá
Essas palavras dirigidas à Oxalá exprimem um cumprimento com admiração e significam “O senhor realiza” ou “Obrigado, Pai”.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".