Como uma pessoa tímida pode se tornar extrovertida?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Procure por outras pessoas tímidas. Você pode não se sentir confortável indo direto do tímido para o extrovertido. Se estiver em um evento social, procure por outros que pareçam tímidos ou retraídos. É possível que eles se sintam tão desconfortáveis quanto você e fiquem felizes por você tomar a iniciativa e dizer "oi".

Por isso hoje separamos algumas dicas de como ser uma pessoa mais extrovertida sem anular a sua personalidade.

  1. 1# NÃO ACHE QUE VOCÊ TEM UM DEFEITO. ...
  2. 2# LISTE AS SUAS QUALIDADES E DIFICULDADES. ...
  3. 3# APRENDA COM OS OUTROS. ...
  4. 4# SAIA DE CASA E ACEITE CONVITES. ...
  5. 5# SORRIA MAIS. ...
  6. 6# PRATIQUE A ESCUTA ATIVA.

Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno. A Timidez e a Fobia Social estão também muito associadas a pessoas com problemas de auto-estima.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

Parecem existir algumas diferenças no cérebro; os introvertidos têm uma menor ativação dos circuitos de recompensa no cérebro do que os extrovertidos e uma maior sensibilidade a estímulos aversivos, o que explica serem menos interessados pelo mundo exterior e aprenderem melhor as regras sociais.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Explique o que você precisa e sobre o que você é
Mas, introvertidos ou não, as pessoas precisam ouvir você alto e claro quando se trata de seus limites, desejos e necessidades. Não se preocupe, quanto mais você faz de se expressar um hábito, mais fácil será.

7. Praticar atividades que ajudam a interagir. Algumas atividades, como esporte de grupo ou até mesmo começar a estudar um novo idioma, podem ajudar a superar a timidez de uma forma natural, já que essas atividades necessitam de um certo grau de interação e socialização entre as pessoas.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, a extroversão é caracterizada pelo comportamento que foca a energia psíquica ao mundo exterior. Assim, alguém extrovertido é mais sociável, confiante e com capacidade de adaptação rápida ao ambiente em que se encontra.

Extrovertidos. Os extrovertidos sentem-se energizados ao estarem perto de muitas pessoas. Eles não se importam em ser o centro das atenções, mas passar muito tempo sozinho pode drená-los mentalmente.

Extrovertido é um adjetivo usado para se referir a uma pessoa que é animada, divertida e que costuma se destacar quando está entre outras. As pessoas que são consideradas extrovertidas costumam ser bastante simpáticas, engraçadas e têm muita facilidade na convivência social e na comunicação com outras pessoas.

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido. E muitos introvertidos são uma mistura dos quatro tipos, em vez de demonstrar um tipo sobre os outros.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.