Como uma pessoa se sente quando é desprezada?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A falta de apreço ou o sentimento de ser desdenhado por alguém é algo que todos nós experimentamos em nossas vidas. O desprezo é algo que nos causa desconforto e, em alta intensidade, pode mesmo ocasionar problemas mais sérios, como forte frustração, ansiedade e depressão.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

Trata-se de uma agressividade encoberta, velada e cruel. Quem a faz não suja as mãos, mas impacta visceralmente aquele que se importa. Não há arma mais letal para um afeto do que a indiferença, ela cala sem consentir e reprime qualquer possibilidade de troca, exteriorização e contato.

Ignorar alguém é desvalorizar essa pessoa e até anulá-la. Além disso, isso se torna mais estranho quando tudo gira ao redor de um silêncio duro e cruel, que a vítima não sabe interpretar. Quem é ignorado às vezes mergulha em sentimentos de tristeza que podem se transformar em depressão.

A indiferença é um sentimento que machuca. Ele passa uma mensagem dolorosa para quem o recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.

Chame a pessoa para conversar. O diálogo é fundamental para que se consiga entender os sentimentos um do outro. Faça o possível para manter uma boa relação com a sua família. Porém, caso o sentimento de rejeição já esteja instaurado, busque desvencilhar-se.

Ser desprezado por alguém, especialmente por alguém por quem nutrimos sentimentos, causa uma dor muito forte. E essa dor vem do fato de que é natural do ser humano querer ser agradável e admirado. Ninguém dá um presente para outra pessoa esperando ouvir: “Hum, não gostei”, por exemplo.

O desprezo é ruim para quem sente, mas também para quem o pratica. Ou seja, faz mal para todos e as pessoas tendem a reagir de forma diferente a isso. Existem pessoas que perdem o controle enquanto outras sofrem caladas.

Muitas vezes, o interesse se intensifica quando encontra o desprezo. O desdém alheio estimula o desafio por ser entendido como uma afronta ao ego: “como alguém ousa não gostar de mim?”. Nessa hora, a conquista vira uma questão de honra.

O que você pode controlar quando alguém te ignora
Avalie o que pode ter motivado a desistência ou o desaparecimento: cuidado, esse ponto não é para que você se sinta culpado. Trata-se, no mínimo, de aprender com a situação e trabalhar aspectos pessoais que podem estar influenciando negativamente o relacionamento.

Seu corpo deve dizer “Não fale comigo”, e a pessoa deve entender a mensagem. Não sorria. Mantenha o rosto sério, ou mesmo faça uma cara feia, demonstrando que não quer conversar com ninguém. Você também pode fazer uma cara de desânimo, assim as pessoas nem tentarão conversar com você.

Não existe nada pior do que ser ignorado.'' Pior que ignorar alguém, é ser ignorado ! Ser ignorado não é assim tão ruim. É uma dor que te suga a vida e engole sua alma.

Algumas pessoas simplesmente precisam de espaço dos amigos. Isso talvez não pareça justificável, mas muitas pessoas o ignorarão quando sentirem vontade. Essa pode ser a sensação mais dolorosa e frustrante possível, mas seja paciente e dê tempo ao tempo. Não force a mudança.

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.

  1. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor.
  2. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Veja algumas considerações:

  • 1- Tente manter a compostura e não se rebaixe. ...
  • 2- Apenas ignorar pode não ser interessante. ...
  • 3- Tente uma conversa franca e sincera. ...
  • 4- Não fique confrontando. ...
  • 5- Busque ajuda do seu líder. ...
  • 6- Cuide da sua parte e reduza o relacionamento ao mínimo.

Características de pessoas frias no relacionamento
Falta de empatia e compaixão: isso ocorre em praticamente todos os casos onde há pessoas frias no relacionamento. O(a) parceiro(a) perde a empatia que tem em relação ao outro, passa a não se importar, não tem mais compaixão.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.