Como uma pessoa pode sobreviver no deserto?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Adquira hábitos noturnos. Em uma situação de sobrevivência no deserto, não ande pelas dunas de areia durante o dia. Opte pela noite, quando o ar fica mais fresco e ameno, para que possa percorrer distâncias maiores. Além disso, você vai ficar mais rápido e livre do risco de sofrer exaustão térmica.

Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto. As roupas de cor preta são isolantes térmicas de forma a impedir que o calor externo entre e assim mantêm as pessoas menos aquecidas numa temperatura menor que a do exterior.

As roupas pretas realmente absorvem o calor, mas, graças à convecção do ar, isso pode causar uma pequena corrente de vento entre as camadas de roupa, ajudando a refrescar o viajante. Para que esse efeito funcione a nosso favor, é preciso usar roupas largas, com bastante espaço (e ar) entre o corpo e o tecido.

Por enquanto, não há um indicador exato de quão rápido a desidratação mataria uma pessoa, mas a estimativa é que um ser humano pode sobreviver de dois dias a uma semana sem líquidos. Segundo especialistas da Washington University, em um ambiente muito quente, um adulto pode perder entre 1 e 1,5 litros de suor por hora.

No pior dos casos você sobrevive: 3 minutos sem ar, 3 horas sob o sol, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.

A desidratação pode levar à hipertermia, que leva a reações enzimáticas e podem provocar a paralisação completa dos órgãos. A perda de enzimas também pode causar uma coagulação do sangue nos vasos sanguíneos, impedindo a circulação.

Durante o dia, as temperaturas são superiores a 35°C, podendo chegar a mais de 50°C a depender dos fatores climáticos. À noite, essas temperaturas podem alcançar números negativos.

Um estudo publicado em 1980 concluiu que o vestuário dos beduínos seria o mais adequado para combater o calor e o sol do deserto: vestes pretas e largas. O que acontece é que não é só sua roupa que produz calor, seu corpo também está neste processo de emitir energia térmica.

"O elemento chave na roupa beduína é que, além de ser preta, ela fica solta. Isso faz com que sejam criadas as correntes de convecção, que permitem que o corpo expulse o calor de forma mais eficiente", explica o professor.

Roupas leves, protetor solar, garrafinha de água, boné ou chapéu e óculos de sol são mais do que necessários. Mas à noite é sempre bom ter um casaquinho à mão, já que, como falamos, a temperatura oscila muito no deserto e você pode pegar temperaturas mais baixas.

Os desertos são, em sua maioria, ambientes repletos de areia e rochas. Durante o dia, essa camada arenosa funciona como uma espécie de espelho, refletindo boa parte da luz do Sol que incide sobre ela, razão pela qual os dias nestes ambientes são tão quentes.

É Deus quem leva, ou nos permite ser levado ao deserto. Nada saiu do controle de sua soberana vontade. No livro de Oseias, vemos que Deus tinha por objetivo trazer Israel de volta para si. Assim funciona conosco nos dias atuais, pois é comum na cidade em meio a correria e tarefas, não termos tempo para Deus.

Cubra o máximo da sua pele com peças folgadas e leves para reter o suor, diminuindo a evaporação. Assim, é melhor vestir camisetas de algodão em vez de algo de tecido esportivo ou semelhante. Por cima de tudo, use um casaco leve. Use um chapéu de abas largas, óculos de sol e luvas.

Procure terrenos altos: quando as formações de terra permitirem, procure abrigo em locais altos durante o dia. Enquanto você traça o rumo mais provável até um possível resgate, procure por potenciais fontes de água no caminho. Do mais alto possível, procure por animais ou faixas de vegetação.

1 – O sal é um poderoso alvejante que pode ser usado para clareamento de roupas, remoção de diversos tipos de manchas em tecidos. Uma salmoura pode desinfectar e remover o cheiro de uma vestimenta que esteve em contato com agua contaminada, como um pântano ou charco fétido qualquer.

Apesar de não terem a terra vermelha em seus territórios, e sim deserto e areia por todos os lados, eles levam adiante produções de tâmaras, de leites de vaca e camela, legumes, verduras, carne de frango, mel, e de alimentos industrializados feitos com matérias-primas locais ou compradas no exterior.

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser.

“Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto” (Nm 14:32). Ou ainda, a transformação inversa, ou seja, da vida ou da região após uma restauração: “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa” (Is 35:1).

O que você acha que é essencial para sobreviver em um deserto. Para sobreviver no deserto, é essencial lembrar 5 pontos fundamentais: manter a calma, economizar energia, encontrar água, encontrar abrigo e ficar longe de animais selvagens perigosos.

O deserto na vida do cristão não deve ser sinônimo de morte, mas de aprendizado! O deserto não é para matar você, mas para treiná-lo. Que Deus te abençoe! Todos temos dias de alegria, dor e aflição.

Os desertos quentes (aqueles mais secos e onde faz mais calor) não são quentes o tempo inteiro. É que a falta de umidade do ar dificulta a conservação do calor emitido durante o dia, por isso as noites ficam mais frias.