Como uma pessoa feliz se sente?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Empatia: pessoas felizes conseguem se colocar no lugar do outro com mais facilidade. Por isso, estão dispostas a ouvir quem precisa, se disponibilizam para ajudá-las e costumam se envolver em atividades solidárias.

No dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Amar, ajudar e prestar serviços aos demais” foi a resposta da maioria.

A psicologia da felicidade
Ele engloba três aspectos. Subjetividade: bem-estar conquistado através da experiência pessoal de cada indivíduo. A experiência envolve os eventos de vida, os relacionamentos interpessoais e a vivência diária. Sentir que possui um propósito de vida também proporciona felicidade.

Brincar com uma criança; fazer um trabalho manual; se arrumar com calma diante do espelho quando se perdeu aqueles quilinhos a mais; passear com o cachorro; adotar um animal abandonado; cozinhar para quem se ama; reunir amigos; fazer um passeio; ouvir música e dançar, seja em casa ou na discoteca; estudar com vontade; ...

Que está contente, satisfeito. Uma pessoa alegre se comunica com facilidade; é expansiva. Ainda é marca de uma pessoa alegre gerar uma boa sensação em quem convive com ela. É uma pessoa agradável, bem disposta, que transmite alegria.

O que a ciência diz sobre encontrar a felicidade
Por exemplo, um deles diz que 50% da nossa percepção de felicidade vem do nosso gene, da nossa condição genética. Já 10% vem das circunstâncias da vida; e 40% da forma como encaramos a nossa vida, como enxergamos a nossa realidade.

De forma bem resumida, podemos dizer que propósito de vida é como um objetivo em que você está disposto e motivado a focar todos seus esforços para alcançá-lo. É aquilo que você faria todos os dias com prazer para chegar na conquista mais importante de sua vida, mesmo que não fosse remunerado para isso.

O sentido da vida nos liberta de sentimentos de angústia e incerteza que podem nos adoecer. Não é que não se pode viver sem sentido, sempre há momentos em que você pode se sentir um pouco perdido, não há problema em se perder algumas vezes para se reencontrar, isso até faz parte do processo de amadurecimento.

O real sentido da vida é sentir e viver emoções que nos façam acreditar que estamos vivos, se isso é capaz nos fazermos vivos, então viva e sinta tanto quando for proposto. O amor só é real, quando expressado, existido e sentido, em troca de nada. O real sentido da vida, é que nascemos para a continuação da humanidade.

Saiba como treinar seu cérebro para ser mais feliz:

  1. Dopamina: coloque-se uma meta. A dopamina é um hormônio que dá a sensação de energia quando você consegue o que procurava ou almejava. ...
  2. Endorfina: faça um intervalo para se alongar. ...
  3. Oxitocina: tenha relações de confiança. ...
  4. Serotonina: conheça seu “mamífero” interior.

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  1. Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  2. Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  3. Faça exercícios. ...
  4. Tente ver o lado bom das coisas. ...
  5. Faça terapia.

Ter prazer é algo natural na vida das pessoas. Ele simplesmente acontece e traz uma deliciosa sensação de bem-estar. Principalmente os prazeres que Kringelbach chama de fundamentais – comer, fazer sexo e se relacionar socialmente. E eles são primordiais por razões elementares.

Sexo foi apontada como a atividade mais prazerosa.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. Esses hormônios estão sempre ativos no nosso organismo. Se eles se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, estresse, ganho de peso e, é claro, mau humor.

A verdadeira felicidade é aproveitar o presente, sem dependência ansiosa sobre o futuro, não para nos divertimos com esperanças ou medos, mas para estarmos satisfeitos com o que temos, o que é suficiente para aquele que não quer nada. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e ao nosso alcance.

5 dicas para começar bem o ano

  1. Faça uma caminhada ao ar livre ou observe as estrelas. ...
  2. Medite. ...
  3. Faça as atividades que você faz quando está feliz, mesmo que não esteja. ...
  4. Estabeleça objetivos realistas. ...
  5. Passe tempo com seus amigos. ...
  6. Seja um realista otimista. ...
  7. Exercite-se.

É feliz quem é promotor da paz, quem não promove discórdia. É feliz quem tem um coração manso, sobretudo, sóbrio e prudente. É feliz quem tem um coração puro, que não se deixa levar pelos prazeres desordenados nem olha a vida só do ponto de vista material.

Outra passagem da Bíblia que nos faz refletir sobre o verdadeiro propósito da vida é a de Efésios 1:5-6, que diz: “(…) em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado (… ...