Como uma pessoa com TDAH vê o mundo?

Perguntado por: epires9 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Uma pessoa que tem TDAH possui dificuldades para manter a atenção em uma única tarefa, o que faz com que observe diversos detalhes rapidamente, de forma inquieta, o seu cérebro funciona de uma forma mais acelerada. É o que explica o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Prof.

Mas o cérebro dos portadores de TDAH, além de funcionar de uma forma bem diferente, ainda tem uma enorme dificuldade de recarregar durante o sono. Isso acaba consumindo toda a energia e a pessoa simplesmente vive um estado de fadiga crônica.

Energia lá em cima – um dos sintomas mais comuns do TDAH é a hiperatividade. Existem muitos empregos no qual essa energia extra que pessoas com o transtorno tem pode ser muito aplicada. Criatividade – pessoas com TDAH tendem a ser visionárias e criativas, e conseguem ter novas ideias com facilidade.

Em consequência, é comum serem percebidos como pessoas frias, insensíveis, egoístas e hedonistas, características nada desejáveis em um relacionamento saudável. A impulsividade piora ainda mais a relação, as decisões tomadas sem consultar o/a parceiro/a, de “cabeça quente” e sem pensar.

O tratamento do TDAH em adultos costuma envolver medicação, psicoterapia e treinamento de algumas habilidades para atenuar os sintomas. Esses recursos, em geral, precisam ser adaptados ao longo do processo e podem ou não estar associados.

O TDAH na adolescência
Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado.

Pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldades em suas atividades acadêmicas e no trabalho, principalmente devido à dificuldade de concentração. Além disso, as crianças, por terem sintomas mais acentuados da hiperatividade e impulsividade, apresentam ainda dificuldade de relacionamento com outros colegas.

Impacto do TDAH na vida humana
Os pacientes têm grande dificuldade em prestar atenção em detalhes e em atividades que exigem organização. Os sintomas de TDAH geram ao paciente muitas dificuldades para fazer as coisas no dia a dia.

Habilidades sociais – alguns estudos indicam que pessoas com TDAH possuem alto nível de inteligência social. Isso pode proporcionar uma facilidade maior em se relacionar, demonstrando sentimentos e empatia por outras pessoas.

Consequências dos distúrbios de sono aos jovens com TDAH
O indivíduo que não tem uma boa qualidade de sono também sofre com queda de produtividade, alterações de humor, fadiga, perda de memória e sonolência diurna excessiva. Os jovens com TDAH podem ser afetados de forma ainda mais intensa por esses sintomas.

Muitas pessoas pensam que ter déficit de atenção significa incapacidade de concentração. Não se engane. Quem tem TDAH consegue sim concentrar, até mesmo ter hiperfoco.

Por exemplo, alimentos processados, produtos artificiais e carboidratos refinados como pão e cereais devem ser limitados. Esses alimentos podem piorar a capacidade de concentração.

Os dados obtidos apontam que a presença de TC/TDAH não produziu as dificuldades na aprendizagem da Matemática, embora concorra para que essas dificuldades se acentuem. Fatores ligados à família e à forma como a escola lida com o caso foram determinantes na evolução do quadro.

Alunos com TDAH podem ser reprovados. Entretanto, se o aluno possui laudo com diagnóstico do transtorno e se esse laudo foi apresentado à escola no início do ano letivo, o aluno ou o responsável tem o direito de cobrar da instituição de ensino estratégias pedagógicas diferenciadas.

Os estudos científicos mostram como as pessoas que tem TDAH são duas vezes mais suscetíveis a divórcios do que as pessoas que não tem TDAH (Bierderman et al. in 1993). Esses dados não significam que os que tem TDAH são incapazes de estabelecer bons relacionamentos afetivos.

Os médicos dizem que sim, mas ressaltam que quando a pessoa tem TDAH, os problemas são mais freqüentes e acentuados, o que pode ser bastante desgastante para um relacionamento.