Como uma pessoa com astigmatismo enxerga o farol?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

Quem tem astigmatismo, enxerga imagens distorcidas, embaralhadas ou embaçadas. Isso acontece devido a uma imperfeição anatômica na forma da córnea, onde a curvatura frontal, em vez de ser bem redonda e lisa (como uma bola de pingue-pongue), é mais ovalada, parecida com uma bola de futebol americano.

Apesar do astigmatismo diminuir a capacidade de focar imagens em qualquer hora do dia, durante a noite o problema é maior pois os pontos luminosos dos faróis, lâmpadas, semáforos e etc., sofrem distorções pelo erro refrativo, levando à um desconforto maior.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

O astigmatismo não tem cura, aplicando o uso correto de óculos ou lentes, é possível uma diminuição em seu grau. Há também a possibilidade de uma cirurgia de correção laser, recomendada quando ocorre a estabilização do grau, geralmente a partir dos 21 anos. Naturalmente o grau não irá diminuir, muito menos sumir.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Se você recebeu o diagnóstico de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada), deverá adquirir um dispositivo de correção visual adequado ao problema, conforme a orientação do médico. Os óculos para descanso, por si só, não servem para solucionar outros problemas de visão.

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) ou cirurgias a laser.

Distorção de imagens – a visão de quem tem astigmatismo tem muita dificuldade de enxergar linhas retas e apresenta distorções ao perceber alguns objetos. Visão dupla – esse sintoma surge principalmente nos casos mais graves. Geralmente isso acontece quando visualiza objetos à distância.

; lente cinza: É a mais adequada para quem tem astigmatismo porque reduz o brilho e não distorce as cores.

Quanto custa à cirurgia de astigmatismo? O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

Não tem como prevenir o astigmatismo. O ideal é ficar atento aos sintomas e fazer o diagnóstico precocemente, para tratar o problema antes de qualquer complicação. Além disso, evitar coçar o olho pode ajudar a prevenir complicações.

A cirurgia de astigmatismo, também conhecida como LASIK ou refrativa ocular, utiliza o laser para moldar a córnea em formato esférico. Com isso, é possível corrigir o erro de convergência e de formação da imagem, evitando a sensação de duplicidade e a falta de nitidez.

Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3
O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.