Como uma pessoa com ansiedade enxerga?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Ansiosos têm uma visão distorcida da realidade, percebendo diversas experiências normais como negativas. E, de acordo com uma pesquisa recente, não se trata somente de uma questão comportamental.

Nervosismo, preocupação, medo, agitação e outras sensações incômodas e indesejáveis. Esses são sinais que demonstram situações de ansiedade.

Pessoas ansiosas avaliam o que dizem e o que fazem repetidamente. Fazem isso tanto em relação ao futuro quanto ao passado. Por exemplo, quando precisam falar com alguém sobre um assunto difícil, ensaiam a conversa na cabeça e, normalmente, tem uma visão pessimista do que pode acontecer.

Quem convive com uma pessoa ansiosa deve ser objetiva e eliminar expectativas. Não diga coisas que podem desencadear crises e nem mesmo se atrase ou demore para responder mensagens, pois isso pode aumentar o estado de ansiedade.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

A expressão “é mais fácil falar do que fazer” se encaixa muito bem nesse caso. Quando uma pessoa está em crise ansiosa, essa fala é uma das mais prejudiciais, senão a pior. A vítima da ansiedade gostaria de estar calma, e, por isso, não é de grande ajuda indicar o que ela deveria estar fazendo.

Também pode ser desencadeado por outros transtornos psiquiátricos como depressão em sua forma mais aguda, transtorno bipolar, transtornos ansiosos, assim como possíveis danos neurológicos, vindo de lesão ou trauma.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Sensação de fraqueza ou cansaço
A ansiedade não causa a fraqueza muscular em si, mas, sim, promove constante sensação de cansaço ou enfraquecimento dos membros. Esta é intensificada durante uma crise ou ataque de ansiedade.

A ansiedade é uma reação normal a uma ameaça ou a um estresse psicológico. A ansiedade normal tem sua raiz no medo e desempenha um importante papel na sobrevivência. Quando uma pessoa se vê perante uma situação perigosa, a ansiedade desencadeia uma resposta de luta ou fuga.

A crise de ansiedade está ligada ao aumento da adrenalina
“A ansiedade também gera queixas de memória. Ela é natural no ser humano, pois está ligada ao reflexo de proteção de fuga do medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos subjetivos”, explica Gustavo.

Muitas pessoas perguntam por quanto tempo podem ter crises de ansiedade. Existem pessoas que têm ansiedade demasiada por dias, meses ou até anos. É importante lembrar que a questão do tempo é subjetiva de pessoa a pessoa. Algumas pessoas vão conseguir reduzir os sintomas com menos tempo, e outras irão precisar de mais.

Pode durar dias e pode inclusive piorar para sindrome de panico se nao tratada.

Ele está presente em quase todas as regiões do cérebro, embora sua concentração varie conforme a região. A relação entre o GABA e a ansiedade evidencia-se no fato de que todos os ansiolíticos conhecidos, facilitam sua ação.

Internação involuntária
Essa modalidade de internação é a mais indicada quando o paciente demonstra incapacidade de percepção da realidade e não consegue admitir que precisa de ajuda.

A doutora explica que “quando a crise de ansiedade passa afetar a vida da pessoa, ela deve procurar um médico. Por exemplo, quando isso afetar um relacionamento ou o trabalho, ficando tão ansiosa que acaba não conseguindo desenvolver suas tarefas diárias”.

Mas e a Psicose? Como a definiríamos? Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica. O que nos interessa aqui é a psicose propriamente dita.

Sem data para chegar ao mercado, exame de sangue ajuda no diagnóstico de quadros de ansiedade. Ferramenta busca biomarcadores específicos da condição.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.