Como uma pessoa com 1 grau de astigmatismo enxerga?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

Quem tem astigmatismo, enxerga imagens distorcidas, embaralhadas ou embaçadas. Isso acontece devido a uma imperfeição anatômica na forma da córnea, onde a curvatura frontal, em vez de ser bem redonda e lisa (como uma bola de pingue-pongue), é mais ovalada, parecida com uma bola de futebol americano.

Como 1 grau de astigmatismo é considerado um grau baixo, você pode escolher a armação que preferir, porque seu óculos não ficará grosso devido ao astigmatismo. Mas lembre-se que o ideal é não exagerar no tamanho do óculos, porque armações muito grandes, podem impossibilitar a montagem das lentes na armação.

Astigmatismo é um tipo de grau/erro refrativo, num determinado eixo causado por uma alteração na curvatura da córnea, é uma condição oftalmológica bastante comum em que a imagem na retina surge distorcida. Ou seja, para as pessoas com este problema, todos os objetos, tanto próximos como distantes, ficam distorcidos.

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado.

Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário, mas a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alterações na curvatura da córnea, que podem ser causadas por nossas milhares de piscadelas diárias. Tal doença também pode ser desencadeada por um trauma nos olhos, como o ceratocone.

O astigmatismo não tem cura, aplicando o uso correto de óculos ou lentes, é possível uma diminuição em seu grau. Há também a possibilidade de uma cirurgia de correção laser, recomendada quando ocorre a estabilização do grau, geralmente a partir dos 21 anos. Naturalmente o grau não irá diminuir, muito menos sumir.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

A Miopia e o Astigmatismo são dois dos mais comuns Erros de Refração ou Ametropias. A Miopia é uma alteração da refração ocular caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos de longe. Já o Astigmatismo tira a nitidez das imagens tanto na visão de longe quanto de perto.

Como falamos, os raios de luz acabam sendo muito incômodos para pessoas com astigmatismo. Por isso, quando eles têm contato com a luminosidade tendem a fechar um pouco os olhos para evitar essa exposição.

A pessoa com astigmatismo enxerga os objetos de forma desfocada quando estes passam pela retina, o que causa a sensação de visão turva ou embaçada. A retina funciona como uma lente, sendo a parte do olho responsável por formar a imagem dos objetos e levá-los ao cérebro.

O astigmatismo é um erro refrativo que pode impactar na sua capacidade de enxergar tanto de perto, quanto de longe. Outra característica comum em quem sofre com esse problema ocular é a baixa qualidade da visão noturna.

Infelizmente, o astigmatismo não tem cura, mas estão disponíveis técnicas muito eficazes para o tratamento da disfunção, como lentes de contato e óculos, ou por cirurgia refrativa. Esses tipos de tratamentos buscam corrigir o erro refrativo da córnea ou o seu efeito sobre a transmissão das imagens ao cérebro.

Devido aos sintomas parecidos o astigmatismo é comumente confundido com a miopia, hipermetropia e outras doenças oculares. Porém, uma pessoa pode ter vários problemas oculares como apenas o astigmatismo.

Quantos graus é preciso usar óculos? Dioptrias a partir de 0,25 já podem ser corrigidas com óculos de grau, melhorando a qualidade da visão e evitando a piora dos sintomas listados acima. Até 3 graus são consideradas dioptrias baixas, entre 3 e 6 moderadas e acima de 6 graus já temos dioptrias altas.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).