Como a mãe do noivo deve se vestir no dia do casamento?

Perguntado por: uchaves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

O look da mãe do noivo deve ser elegante e sóbrio, acima de tudo. Nada que a impeça usar um vestido de gala comprido, que deve ser sempre de linhas retas, sem grandes caudas ou apontamentos de pedraria excessivos. Mais opções de vestidos! Este último pede acessórios pequenos e simples, para equilibrar o look.

A mãe do noivo é uma das figuras mais importantes do casamento. Afinal, ela acompanhará o filho até o altar. Além de assumir uma posição de destaque no altar, a mãe do noivo pode desempenhar outras funções para auxiliar o futuro casal a fazer do grande dia um momento especial.

Tanto a noiva, quanto as madrinhas, mães, sempre entram do lado esquerdo e os homens do lado direito. Assim o altar sempre é composto pelo lado esquerdo da noiva e do lado direito do noivo.

O look da mãe do noivo deve ser elegante e sóbrio, acima de tudo. Nada que a impeça usar um vestido de gala comprido, que deve ser sempre de linhas retas, sem grandes caudas ou apontamentos de pedraria excessivos.

Essa talvez seja uma questão que tire o sono de muitas noivas: quem é o responsável pelo pagamento do traje da dama-de-honra? Pois bem, alguns acreditam que a noiva seja responsável pela locação do vestido, mas muitas vezes é a mãe da daminha que arca com esta despesa.

“É aconselhado que as mães dos noivos não escolham cores muito claras, como por exemplo o off-white ou nenhuma outra cor que possa parecer o com o vestido da noiva”, alerta Malu. Pensando em cortes e modelos, o vestido com capa (ou modelo com capa) é bastante procurado por mães de noivas.

Não existe uma regra que impede o uso da bolsa clutch pelas madrinhas e mães dos noivos. Assim como as convidadas, elas podem optar pelo uso do acessório e, segundo Dany Couto, consultora de estilo da Estilo Rio, o ideal é que sejam pequenas e de mão.

Ser carinhoso com seus parentes e amigos. Outro aspecto fundamental para garantir pontos positivos ao noivo no dia do casamento é a capacidade de dar atenção a todos os seus amigos, dançar e se divertir com eles. Também vai se apaixonar por palavras e gestos de carinho dirigidos aos seus pais e parentes mais próximos.

Quem abre o cortejo são os pais dos noivos. No altar, cada um vai para um lado: a mãe fica do lado esquerdo e o pai do lado direito. Assim que o futuro marido chegar com a mãe, ele a entrega para o pai que já estará esperando-a no altar. Assim que a noiva chegar com o pai, ele sobe ao altar e junta-se à esposa.

O pai e a mãe entram juntos com a noiva.
Esta é uma configuração emprestada da tradição judaica onde tanto o noivo quanto a noiva entra acompanhado de ambos os pais.

3) Acompanhada pela mãe
Como forma de homenagear toda a dedicação, a noiva pode entrar acompanhada dela.

Você irá segurar o buquê com a sua mão direita enquanto caminha e passá-lo para a mão esquerda quando for subir ao altar com seu noivo. Você pode segurá-lo por alguns instantes para que o fotógrafo consiga registrar e depois entregá-lo a uma das madrinhas, à sua mãe ou à sua cerimonialista.

Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

Toda e qualquer cor que possa ser confundida com o branco deve ser evitada. Até porque muitas noivas dispensam o branco completo e sobem com tons próximos a ele no altar.

O vestido deve ter a elegância como destaque
Nesse dia, deixar que esses aspectos sejam explorados pelas próprias formandas é muito mais assertivo. O ideal para as mães é focar na elegância e requinte, preferindo destacar a nobreza dos tecidos, do corte e dos acessórios.

Família do noivo e da noiva juntas podem arcar com:
O jantar de noivado, se houver. O buffet, o bolo e os doces. O aluguel dos espaços para a cerimônia e para a festa. A música da cerimônia e DJ ou banda da festa.

Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

Não há uma regra específica sobre o vestido de festa que a mãe da noiva e do noivo devem usar. Nosso conselho é que as duas mães conversem com os noivos para saber se preferem que elas estejam com a mesma cor das madrinhas, combinar entre si ou ainda se cada mãe vai com sua cor de vestido.