Como um SIG pode ajudar no RH de uma empresa?

Perguntado por: epinho5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O SIG colocado em primeiro plano, visando a capacidade comunicativa do Setor de Recursos Humanos, utilizando-se de recursos tangíveis, pode promover mudanças e melhorias na organização e por meio disso incentivar a motivação e desenvolvimento interpessoal de cada indivíduo.

Um SIG fornece aos gerentes informações em forma de planilhas, gráficos ou relatórios como uma forma de feedback da empresa para seus operadores, que podem aumentar o rendimento, ajudar no mapeamento de processos, identificar gargalos e fazer seu negócio expandir.

De forma geral, os sistemas de informação de GP encontrados nas organizações têm como objetivos reduzir custos e tempo do processamento da informação e oferecer suporte online para que os gerentes de linha e colaboradores possam tomar as melhores decisões.

Um SIG fornece aos administradores, informações úteis para obter um feedback às operações empresariais. Realiza integração entre as diversas funções empresariais tais como compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção, trocando informações, visando melhorar o sistema organizacional.

O objetivo central da utilização de um sistema de informação é contribuir no aperfeiçoamento do fluxo de informações dentro de uma organização, e sua posterior análise, em busca do aprimoramento das tomadas de decisões, visando à maximização de resultados.

O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garante uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.

A utilização de sistemas de informações gerenciais, por meio da Internet, permite o acompanhamento das ações organizacionais, bem como a integração entre os vários níveis de tomadas de decisões, além de facilitar o compartilhamento da informação, otimizando o desempenho organizacional.

O SIG tem como função principal “guiar” o executivo para que este tome a decisão a melhor decisão possível, visando sempre o bem da empresa como um todo.

O SIG possibilita a realização de análises espaciais envolvendo dados georreferenciados geograficamente, permitindo o desenvolvimento de aplicações cartográficas não em mapas e sim em bancos de dados geográficos.

Existem três principais aplicações para se utilizar o SIG sistema de informação geográfica; são elas: Ferramenta para produzir mapas; Suporte para análise de fenômenos naturais; Armazenamento e recuperação de informações espaciais em banco de dados geográficos.

Um exemplo de SIG seria um software de gestão para empresas de diversos portes que reúna dados e informações importantes para o negócio. Desse modo, os usuários conseguiriam, no mesmo lugar, realizar o controle financeiro, ajustar o fluxo de caixa, centralizar informações sobre vendas e gerenciar o estoque.

O Sistema de Informações Gerenciais auxilia o setor de Recursos Humanos e os demais subsistemas de uma empresa, para que se possa ter um maior controle e organização de dados e informações considerados essenciais para se tomar as decisões corretas com maior eficiência e eficácia.

A agilidade no processamento de dados leva à assertividade que, por sua vez, aumenta a produtividade e a competitividade da empresa. Dessa forma, além de passar na frente da concorrência, a empresa aumenta seus lucros e seu valor no mercado.

Como implantar o SIG em sua empresa – Passos básicos
Todos os responsáveis devem ter acesso às informações, para que os setores responsáveis por cada etapa de cada processo consigam ver as demandas pelas quais são responsáveis e ter auxílio para gerenciar seu trabalho de forma correta.

Um gerente precisa entender que o SIG é um conjunto que integra recursos como materiais e humanos, para utilizar os recursos de software que irão ajudá-lo no fornecimento de dados fundamentais para as tomadas de decisões de uma determinada empresa.

Consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados geocodificados. Os SIGs possuem, segundo BURROUGH (1988), três importantes componentes: equipamento computacional (hardware); um conjunto de módulos aplicativos (software); e um contexto organizacional apropriado.

Continuar lendo Como funciona o Sig@?