Como um psicólogo avalia uma pessoa?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a inte- gração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos.

Respostas quanto a inteligência, personalidade, emoção, percepção, memoria e personalidade, podem ser medidas depois da avaliação. Em alguns casos a Avaliação Psicológica é solicitada por um órgão, por exemplo, no momento de uma pessoa querer tirar sua carteira de habilitação.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Anotações
Anotar durante a sessão é um artifício muito útil para o psicólogo! Permite que separe informações importantes para refletir depois da sessão. Além disso, faz com que o psicólogo perceba melhor as palavras específicas que o paciente usa, o que é muito importante para o processo terapêutico.

Confira, a seguir, alguns dos sintomas que indicam a necessidade imediata de fazer terapia.

  1. Suas emoções são intensas. ...
  2. Você tem pensamento fixo em traumas. ...
  3. Você se sente desmotivado. ...
  4. Seu rendimento no trabalho está muito baixo. ...
  5. Suas relações estão difíceis.

Os testes psicológicos devem ser aplicados somente por um psicólogo ou neuropsicólogos, pois estes profissionais têm treinamento e conhecimento destes testes. O uso dos testes psicológicos é restrito a psicólogos.

A avaliação psicológica é composta de entrevista, com duração aproximada de uma hora, seguida pelos testes psicológicos, com duração aproximada de duas horas.

O número de sessões pode variar entre 5 e 8 sessões, sempre dependendo da demanda a ser avaliada e o objetivo da investigação.

Quais são os tipos de testes psicológicos mais utilizados em processos seletivos?

  1. Teste AC (Atenção Concentrada) ...
  2. Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) ...
  3. Teste Não Verbal de Inteligência (G38) ...
  4. Teste BFP (Bateria Fatorial de Personalidade)

Os tipos de entrevista em uma avaliação psicológica podem ser classificados de acordo com seus aspectos formais: de livre estruturação, semiestruturada e estruturada.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.

O choro pode ser entendido como uma solicitaçao de ajuda e aproximaçao com o terapeuta ou uma maneira de manter distância do terapeuta e evitar falar de assuntos mais difíceis.

Como começar a fazer terapia

  1. Elabore suas demandas iniciais – Terapia é para todo mundo, desde que haja alguma queixa. ...
  2. Peça indicações e conheça alguns terapeutas – ...
  3. Encontre um valor que você pode pagar – ...
  4. Entenda o que esperar de um processo terapêutico – ...
  5. Saiba que uma sessão de terapia não é necessariamente agradável –

você pode chorar à vontade. Assim como pode se negar a falar sobre certos assuntos. O terapeuta vai conduzir a terapia de acordo com o cliente, sempre respeitando seu espaço. Você tem o direito de falar sobre o que quiser, assim como pode ficar calado sempre que achar melhor.

O facto do seu psicoterapeuta se emocionar e chorar em sessão pode ser visto como um elemento natural e positivo na relação terapêutica, demonstrando capacidade de relação e uma afirmação da sua dor e experiência.

Aproximadamente 72% dos psicoterapeutas admite ter chorado em alguma sessão (Blume-Marcovici, Stolberg, & Khademi, 2013). É perfeitamente normal e mais comum do que imaginamos.

Portanto, a frequência da sessão de terapia pode variar de pessoa para pessoa, problema para problema. Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Quando devemos procurar um psicólogo?

  • Sintomas físicos. ...
  • Sensação de não pertencer a algum lugar. ...
  • Problemas familiares. ...
  • Dificuldade em se relacionar. ...
  • Sofrimento de um trauma. ...
  • Excesso de insegurança. ...
  • Insatisfação com a vida. ...
  • Dificuldade para superar uma perda.