Como um nêutron vira um próton?

Perguntado por: lsampaio5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo.

Prótons e elétrons apresentam uma propriedade chamada carga elétrica, considerada positiva para os prótons e negativa para os elétrons. Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem. A carga elétrica dos nêutrons é nula.

Prótons são partículas carregadas positivamente que estão localizadas no núcleo atômico. Representação artística de um átomo: os prótons estão no núcleo. O próton é uma partícula positiva presente na estrutura atômica, estando presente no núcleo atômico.

Os prótons participam apenas de reações nucleares. Os nêutrons são expostos apenas a reações nucleares. Os elétrons participam de reações químicas e nucleares.

O próton foi a segunda partícula subatômica descoberta. Começou a ser estudada em 1886 por Eugen Goldstein, que utilizou a ampola de Crookes para isso, mesmo aparato utilizado por Thomson para a evidenciar a descoberta do elétron.

A existência de uma partícula com carga positiva foi evidenciada pela primeira vez quando, em 1886, Goldestein descobriu os raios positivos. A prova definitiva da existência do próton foi dada em 1919 por Rutherford. O próton é o núcleo do átomo de hidrogênio.

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

O nêutron é muito importante para a estabilidade do núcleo atômico. Uma vez que prótons, por serem cargas de mesmo sinal, repelem-se, o núcleo atômico é mantido coeso por meio de uma força atrativa entre prótons e nêutrons (na verdade, a interação ocorre entre os quarks e glúons dessas duas partículas).

Como no núcleo do átomo os prótons estão separados por uma distância inferior a 10-15m, eles são fortemente atraídos uns pelos outros pela força nuclear que faz com que eles fiquem unidos no núcleo.

De fato os prótons se repelem eletricamente pois tem cargas positivas. Mas quando os núcleons (prótons e neutrons) se aproximam muito (quando a distância entre eles é cerca de 10-15m), uma outra interação – a interação nuclear ou força forte residual – que é atrativa acaba por superar a repulsão elétrica.

Enquanto prótons e elétrons se atraem, um próton não atrai outro próton e um elétron não atrai outro elétron. Essa propriedade foi denominada carga elétrica e convenciona-se denominar a carga de um próton como sendo positiva, enquanto que a carga de um elétron é negativa.

Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. Esse princípio foi demonstrado por Albert Einstein. O processo ocorre espontaneamente em alguns elementos, porém em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas.

Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Elétrons: Ficam na eletrosfera, região ao redor do núcleo atômico, e têm carga elétrica negativa; Nêutron: Também localizado no núcleo atômico, não possui carga elétrica.

Há dois tipos de carga elétrica (positiva e negativa), os prótons possuem carga elétrica positiva e os elétrons possuem carga elétrica negativa.

Os prótons, que possuem carga elétrica positiva igual a 1,6 x 10-19 C, juntamente com os nêutrons, que são eletricamente neutros, estão localizados no núcleo do átomo. Ao redor do núcleo se encontra a eletrosfera, onde estão localizados os elétrons, que possuem carga elétrica negativa e igual a -1,6 x 10-19 C.

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Hoje sabemos que os elétrons são as partículas de menor massa que compõem o átomo. São necessários 1836 elétrons para chegar à massa de um próton ou de um nêutron, que são as partículas que compõem o núcleo atômico.

O próton é feito de três quarks: dois quarks do tipo up e um do tipo down. Já o nêutron é feito de dois quarks down e um up. É natural pensar que basta somar a massa dos quarks constituintes para saber a massa do próton e do nêutron.

Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos.

Prótons e nêutrons encontram – se no núcleo do átomo, enquanto elétrons ficam na região da eletrosfera, que recebe inclusive esse nome por ser “habitada” por eles. f) A massa do próton é igual á do elétron. FALSO. A massa do próton é 1850 vezes maior que de um eletron.

Os quarks são os últimos blocos de construção da matéria visível no universo. Se pudéssemos dar um zoom em um átomo em seu corpo, veríamos que ele consiste em um enxame de elétrons em órbitas ao redor de um núcleo de prótons e nêutrons.