Como um narcisista te pune?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Como o Narcisista pune:

  • Tratamento de Silêncio. Ele tende a sumir por um tempo, quando é contrariado. ...
  • Falta de sexo. Isso faz com que a vítima se pergunte se há algum problema nela. ...
  • Ameaça de deixar. ...
  • Fica triste. ...
  • Faz planos sem incluir.

Irritação e nervosismo quando contrariados
Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional.

Um narcisista ignora as pessoas porque quer agir de forma mais distante ou indiferente do que realmente são. É sobre como manter uma imagem, não querendo se parecer ansioso ou pegajoso. E assim, ele te ignora para agir como se fosse mais importante do que realmente é.

Quando um narcisista fica quieto, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro. É assim que o narcisista se sente e, para recuperar o controle, ele fica quieto.

Comportamento de vítima
Como pessoas narcisistas não acreditam que estão erradas, se fazem de vítima quando são confrontadas por suas atitudes. Mesmo que tenham sido o pivô da situação desagradável, elas têm dificuldade para assumir a responsabilidade por suas ações e tomar atitudes para remediar os seus erros.

Usando algumas das suas táticas? Para colocar o TPN que é diferente do narcisista no seu devido lugar é se impor, não deixando ele te dominar. A respeito das táticas vai depender de quais e como será utilizada, eles são inteligentes e algumas de suas táticas pode ser benéficas pra nós.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

A raiva narcisista pode se manifestar de várias maneiras, mas todas exibem uma forma específica de violência. Essa reação ocorre quando o narcisista se sente violado, ignorado ou decepcionado. Não se trata apenas de uma má gestão emocional ou de falta de educação.

Todo narcisista se sente atacado quando sua vítima tenta se desvencilhar do controle que ele exerce. Por consequência, acaba tendo acessos de raiva. Se isso acontecer, não ache que a culpa é sua: você não tem nada a ver com o comportamento da pessoa.

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

Nesse caso, sim, ignorar o narcisista é a melhor maneira de lidar com ele, já que ele não mudará os seus hábitos. E mesmo que o faça, seus esforços geralmente são míopes e apenas dentro do domínio de seu ganho pessoal. O campo de jogo é sempre manipulado porque o narcisista já predeterminou quais regras seguirá ou não.

Um pai ou mãe narcisista tenta viver através dos seus filhos ou alimenta competições ilógicas sobre elementos que considera importante, como beleza, sucesso, admiração de desconhecidos, entre outros. Os pais narcisistas tipicamente interpretam a independência e a individualidade dos filhos como uma ameaça.

Depois que o narcisista faz e desfaz, e a vítima não se importa com o que ele faz e com quem ele fica, ele fica revoltado. Nesse momento, ele vai tentar te difamar, falar mal de você, inventar mentiras fabulosas para que a vítima se sinta humilhada.

Ele é incapaz de ser feliz. Não existe castigo pior que isso. Não existe punição pior do que ser o que ele já é por si mesmo. Eles são como as criaturas do inferno, lá é proibido ser feliz.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Observa-se que os narcisistas são pessoas que sentem prazer em falar de si mesmas. Assim, estão constantemente enaltecendo suas qualidades e características. Além disso, costumam ter dificuldade em ouvir o outro e sempre encontram uma forma de falar de si, seja qual for o assunto.

Eles se sentem prejudicados em seu ego, então eles liberam sua raiva a fim de mostrar que são melhores do que a pessoa que os rejeitou de sua vida. Os narcisistas acreditam que fazer parte de sua vida é um privilégio pelo qual a outra pessoa deve ser grata.

Muitas vezes aplicado com o termo “dar um gelo”, o tratamento do silêncio é uma estratégia para ofender o outro ou para fugir de uma discussão sem abdicar de suas próprias opiniões. A vítima tende a se sentir invisível e manipulada. Por isso é importante que ela reivindique seu poder sobre a situação.

Continuar lendo Quem pune um juiz?