Como um líder deve tratar seus funcionários?

Perguntado por: philario . Última atualização: 17 de maio de 2023
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12 principais atitudes que todo bom líder de sucesso precisa ter.

  1. Fazer sua equipe se sentir segura;
  2. Ser sempre comunicativo e honesto;
  3. Ter confiança em si mesmo e em suas decisões;
  4. Dar feedbacks e recompensar um bom trabalho;
  5. Ser um exemplo de excelência para a equipe;
  6. Fazer perguntas e aceitar conselhos;

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar seus colaboradores.

O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.” Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.

Veja agora as 7 dicas na hora de dar feedbacks aos seus funcionários e para sua equipe:

  1. Seja rápido. Sempre seja rápido na hora de falar com alguém sobre algo que ela fez ou deixou de fazer. ...
  2. Seja preciso. ...
  3. Ouça mais. ...
  4. Seja empático. ...
  5. Seja estratégico. ...
  6. Escolha bem as suas palavras. ...
  7. Foque no comportamento.

Líder é Modelo: Não deve falar que isso é impossível
O Líder é modelo e jamais deve falar que algo é impossível. Crença é tudo aquilo que você acredita. Já falou Henry Ford, que se você acredita que pode. Ou se acredita que não pode de ambas maneiras você está certo.

O que você tem a ganhar aprendendo a lidar com pessoas difíceis?

  1. Mantenha a calma. Quando alguém adota uma postura mais agressiva no trabalho, o ideal é evitar ir pelo mesmo caminho. ...
  2. Demonstre sua insatisfação com clareza. ...
  3. Escute a pessoa (na medida do possível) ...
  4. Seja um exemplo positivo. ...
  5. Utilize a equipe a seu favor.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

É preciso saber comandar, ouvir, orientar, engajar, reconhecer, valorizar, incentivar e agir alinhado à missão, visão e valores da empresa, sem descuidar da moral e satisfação dos colaboradores.

O importante é criar um ambiente de segurança, empatia e troca.

  1. Pratique a comunicação sincera e motivadora. Para garantir boas relações de trabalho, é essencial que a comunicação seja aberta, objetiva e sincera. ...
  2. Seja exemplo. ...
  3. Valorize a sua equipe. ...
  4. Tenha visão estratégica.

Um líder sabe como desviar a atenção de si mesmo e incentivar os colaboradores a expressarem suas opiniões, criando um ambiente acessível e seguro. Também sabe a importância de transmitir confiança à sua equipe. Líderes inseguros podem comprometer totalmente o alcance de suas metas.

Coloque-se no lugar do empregado: use um tom de voz empático, de modo que não seja muito suave nem muito duro ao se dirigir à equipe. Procure se preparar para as reuniões com antecedência, pensando em como os funcionários vão tentar fugir do assunto e na forma como você irá reagir para evitar conflitos.

Quais são as dicas de como manter uma equipe motivada?

  1. Tenha uma boa comunicação. A falta de comunicação gera diversos problemas em uma empresa. ...
  2. Estabeleça metas razoáveis. ...
  3. Ofereça oportunidade de crescimento. ...
  4. Reconheça bons desempenhos. ...
  5. Forneça treinamentos. ...
  6. Crie um bom ambiente de trabalho. ...
  7. Cuide da saúde dos trabalhadores.

Um líder de qualidade tem a postura certa para ser visto e entendido como tal. E começa pela maneira como você deve se vestir. Isso significa dizer que a sua aparência deve chamar pouco a atenção das pessoas. Ou seja, você deve ser percebido pelas atitudes e não pelo seu look diário.

Confira 7 dicas para liderar de maneira mais eficiente!

  1. Tenha habilidade para gerenciar a equipe. ...
  2. Comunique-se com clareza. ...
  3. Seja cordial. ...
  4. Delegar é necessário na gestão de equipes. ...
  5. Faça follow up. ...
  6. Escolha as pessoas certas para cada função. ...
  7. Não pressione além da conta.

Desenvolva as suas habilidades de colaboração
Para desenvolver boas habilidades de colaboração em equipe, é necessário praticar uma comunicação aberta e franca. Isso não necessariamente significa concordar com tudo, pois saber como discordar e acomodar essas diferenças também é uma parte fundamental da colaboração.

Líder fraco: foco no negativo, nos problemas, no que não se tem controle, na terceirização da responsabilidade, na busca de culpados. Líder forte: foco no positivo, na solução dos problemas, no que se tem controle, em assumir a responsabilidade e na busca de resultados.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Nunca fale que não tem tempo para algo. Se realmente não tiver, pense em formas alternativas de gerenciar seu tempo, sem despachar o colaborador. Não é porque você é o chefe que o tempo dos funcionários não é importante também.