Como um líder deve agir com sua equipe?

Perguntado por: asampaio8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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O que é necessário para ser um líder de sucesso?

  1. Fazer sua equipe se sentir segura;
  2. Ser sempre comunicativo e honesto;
  3. Ter confiança em si mesmo e em suas decisões;
  4. Dar feedbacks e recompensar um bom trabalho;
  5. Ser um exemplo de excelência para a equipe;
  6. Fazer perguntas e aceitar conselhos;

A Árvore dos 7 Hábitos

  • HÁBITO 1: SEJA PROATIVO.
  • HÁBITO 2: COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE.
  • HÁBITO 3: FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE Foco, integridade, disciplina e priorização.
  • HÁBITO 4: PENSE GANHA-GANHA.
  • HÁBITO 5: PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO.
  • HÁBITO 6: CRIE SINERGIA.
  • HÁBITO 7: AFINE O INSTRUMENTO.

Quando falamos em líder no ambiente de trabalho as principais características que se espera desta pessoa são: visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, busca constante por ...

O papel do líder é extrair o melhor de cada colaborador com o objetivo de assegurar resultados positivos para a empresa. Todavia, para conseguir isso, o gestor precisa focar no desenvolvimento de competências e incentivar a melhoria contínua dos membros da equipe.

O líder de equipe tem como meta motivar e encorajar os membros da sua equipe para que possam fazer um bom trabalho; já o gestor de projetos está muitas vezes mais concentrado nos entregáveis e nas tarefas que precisam ser realizadas.

Qual a função do líder? O líder distribui as tarefas para otimizar o trabalho de toda a equipe, conseguindo valorizar cada um, sem perder de vista o ecossistema geral no qual a empresa atua. Além de estimular o comprometimento, as características de liderança são essenciais para inspirar confiança, motivação e aliança.

  • Inspirar Confiança. Ser um líder confiável a quem as pessoas escolhem seguir – um indivíduo que tem caráter e competência.
  • Criar uma Visão. Definir claramente para onde a equipe está indo e como chegará lá.
  • Executar Estratégias. ...
  • Coach de Potencial.

Através dessa lista, é possível apresentar três pilares fundamentais para desenvolver uma boa liderança: organização, comunicação e transmissão.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

Não dar feedbacks
Como cobrar resultados ou até comportamento dos colaboradores se eles não souberem o que há de certo ou errado? Muitos líderes cometem o grave erro de não dizer quais são os pontos fortes e fracos da equipe e o que ele deseja de cada liderado.

Presença junto à equipe, responsabilidade ao assumir erros e superá-los, coragem para tomar decisões, domínio técnico da sua área de atuação, comunicação clara e precisa, conhecimento dos seus próprios limites, reconhecimento dos méritos dos colaboradores, etc.

Se for vago ou inexistente, você pode precisar descrever você mesmo e validar com seu gestor. Converse com seu chefe sobre suas principais responsabilidades e objetivos e faça anotações do que ele diz. Se possível, converse com a pessoa que ocupou sua posição antes de você.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Liderar é orientar pessoas. Ou seja, saber atrair comportamentos para o grupo que tragam bons resultados. Liderar é enxergar o melhor de cada um no time, é manter o espírito vivo e levantar o espírito do grupo diante de dificuldades e estar pronto para tomar decisões difíceis quando precisar.

No entanto, as habilidades de um bom líder sempre vão envolver disciplina, carisma, respeito, paciência e, principalmente, a capacidade de influenciar os colaboradores.
...
Boa leitura!

  1. Saber ouvir. ...
  2. Ter uma boa comunicação. ...
  3. Demonstrar confiança na equipe. ...
  4. Saber definir metas e delegar tarefas. ...
  5. Dar bons feedback.

R$ 2.330,00

Hoje quem trabalha como Líder de Equipe ganha em média um salário de R$ 2.330,00.