Como um iglu mantém as pessoas aquecidas?

Perguntado por: hgaspar4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

2. Isolamento térmico. Para proteger o iglu, os esquimós o cercam com neve na altura da primeira fileira de blocos. Isso ajuda a manter a casa quente - considerando que "quente", neste caso, é relativo.

O formato semiesférico do iglu é garantido pela forma de espiral em que os blocos são empilhados e isso contribui para a estrutura manter uma temperatura até 20ºC mais quente do que a exterior. Na entrada do iglu, é construído um pequeno túnel para impedir que o vento chegue até o interior.

Os iglus são feitos de neve comprimida, cortada em blocos. Estes blocos são empilhados de forma circular até que se forme uma estrutura resistente. Eles são posicionados em uma espiral bem suave e, a cada volta, devem estar um pouco mais inclinados para a frente, até que o teto seja formado.

Duto de ventilação. É preciso fazer um pequeno buraco a mais ou menos três quartos da altura do iglu. Isso vai funcionar como um duto de ventilação, que deixa entrar o ar fresco. Outra função importante do duto é manter o interior do iglu seco, servindo como saída para o vapor produzido pela respiração dos moradores.

2. Segundo o esquema quais fontes de calor possibilitam que a temperatura interna permaneça maior que a externa? São fontes de calor: a fogueira e os corpos dos ocupantes. O corpo humano é uma fonte de calor, pois parte da energia química dos alimentos é transformada em energia térmica.

Sua duração é semipermanente, que exige manutenção constante, cuidando da estabilidade da estrutura. Existem aqueles de grande porte, capazes de acomodar até 20 pessoas.

Nas comunidades esquimós, enquanto os homens cuidam da caça e da pesca, as mulheres cozinham e costuram. Da caça tudo se aproveita, desde a carne até a gordura e a pele. Por conta do frio, gelo e neve, a dieta é carnívora, visto a impossibilidade de manter culturas como frutas, legumes, verduras e cereais.

O iglu é construído em espiral - o primeiro círculo de blocos é disposto ligeiramente inclinado para o interior. Uma vez completada essa parte, é esculpida uma inclinação na parte de cima dos blocos para que as camadas seguintes formem uma espiral, como acontece quando se descasca uma laranja com a faca de uma só vez.

A neve e o gelo funcionam como um isolante, prendendo o calor humano dentro do iglu; A capacidade de isolamento melhora alguns dias após a construção. O calor dos corpos no interior e o sol a incidir na parte exterior fazem com que o gelo derreta levemente.

1) Apesar de o gelo ser um material frio os inuites constroem os iglus feitos de gelo pois estes evitam a troca de calor com o ambiente externo e dessa forma eles conseguem se aquecer dentro dessas construções.

A sensação do frio é gerada ao se perder calor do corpo, o que pode acontecer por convecção, condução ou radiação. Essas três formas de propagação do calor são pensadas na construção do iglu, já que a neve consegue isolar o ar frio de passar pelas paredes.

Como o terreno gélido onde moram não possibilita o plantio, se alimentam de caça e pesca. Vivem em regimes patriarcais em que o homem pode ter várias mulheres, de acordo com seu poder aquisitivo. Há um costume entre os esquimós de ceder a esposa a um visitante, a fim de protegê-lo do frio.

Uma dupla de “geleiros” pode erguer seu iglu em cerca de 9 horas.

Os principais alimentos da dieta dos esquimós são: salmão, aves, foca, caribus, boi-almiscarado, raposa, urso polar e a baleia. Destes animais, nada se desperdiça: carne para o alimento, gordura para combustível, pele, ossos e intestinos para confecções de vestuário e objetos.

O gelo funciona como um isolante térmico porque o seu calor específico (2,03 J/g . ºC) é menor que o da água (4,18 J/g . ºC).

Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

A temperatura do nosso corpo no dia a dia é de 36°C a 37°C. Qualquer número menor que esses representa uma hipotermia. Quando o corpo atinge 35°C você começa a sentir desconfortos causados pelo frio. Quando a temperatura baixou para 32°C a fisiologia explica que a pessoa começa a apresentar amnésia.

Continuar lendo Quem mora no iglu e?