Como um homem se tornava eunuco?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Para se tornar eunuco, o homem guardião era escolhido pela sua incapacidade sexual, que poderia ser causada por um problema congênito ou por ser sujeito à castração.

Já familiarizados com os três modos cirúrgicos de realizar a castração, que eram amputação isolada do pênis, remoção do aparelho testicular e emasculação total, os egípcios já faziam as cirurgias em bebês destinados a servi-los como eunucos, sendo a remoção da genitália a técnica preferida.

De acordo com o Dicionário da Bíblia de Almeida; eunuco era um homem castrado que servia de guarda das mulheres do seu dono (Et 2:3). Eram também chamados de eunucos alguns altos funcionários de confiança dos reis, quer esses funcionários fossem castrados ou não (At 8:27).

Os eunucos existiram na China desde há cerca de quatro mil anos atrás, eram servidores imperiais há três mil anos, e eram comuns como funcionários públicos na época da dinastia Chim. Na China, a castração incluía a remoção do pénis bem como dos testículos, cortados com uma faca ao mesmo tempo.

Potifar aparece na história bíblica em conexão com a chegada de José ao Egito. A Bíblia diz que os irmãos de José praticaram uma grande maldade contra ele e acabaram-no vendendo a uma caravana de mercadores ismaelitas que estava seguindo em direção ao Egito.

1. Guardião castrado de um harém. 2. [Figurado] Homem estéril ou impotente para o coito.

D&C 137:9.

A castração química ou física realmente leva à redução dos níveis de testosterona. Todavia, em alguns estudos houve manutenção da libido em até 24% dos pacientes, sendo que 45% apresentaram apenas uma certa redução na libido. Neste mesmo estudo, apenas 27% dos homens castrados se tornaram assexuais.

A condição da vida escrava era desumana. Os escravos se alimentavam de forma precária, vestiam trapos e trabalhavam em excesso. Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala.

Segundo Lúcia Helena, para conseguir o dinheiro determinado à alforria, as escravas trabalhavam lavando roupa e como babá, ama de leite, bordadeira e engomadeira, além de vender alimentos na rua que elas mesmas faziam ou cultivavam em pequenas hortas.

Alguns eunucos eram criminosos castrados justamente para impedir que cometessem estupros ou adultérios. Porém, nem sempre a castração os tornava impotentes sexualmente, principalmente para aqueles que tinham somente o testículo arrancado e não o pênis. Nesses casos, eles ainda eram capazes de terem ereções.

Aspenaz é um personagem bíblico citado no Antigo Testamento. De acordo com o texto bíblico, Aspenaz foi um oficial da corte babilônica que serviu a Nabucodonosor II, rei do Império Babilônico. Entre suas funções provavelmente estavam selecionar, coordenar e converter prisioneiros de guerra em eunucos.

Filipe lhe responde dizendo que o batismo é para os que creem de todo o coração. O eunuco por sua vez faz uma linda declaração de fé: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Com essa declaração de fé, ambos desceram as águas do batismo e Filipe batizou o eunuco, que se tornou o primeiro Etíope cristão.

Além dos eunucos, que já nasceram com esse tipo de problema e os que foram castrados por outros homens, Jesus fala sobre outro tipo de eunuco. Seria aquele que praticava o celibato para se dedicar exclusivamente à vida religiosa, ao reino dos céus.

Eunucos eram homens castrados, que tiveram o pênis e os testículos (ou apenas os testículos) tirados fora.

Os eunucos apareceram por volta de 1050 a.C., durante a dinastia Chou — que, segundo a tradição, teria durado de 1122 a.C. a 255 a.C. —, quando a castração foi incluída nos códigos legais chineses como forma de punição.

Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

Sentado em sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías.

32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca.

O eunuco etíope é um personagem mencionado em Atos dos Apóstolos (8:26-40), a qual se converteu sob o ministério de Filipe, o Evangelista. Ele possuía uma posição de influência na corte da Etiópia, ou seja, era um alto oficial (grego dynastes), tesoureiro real da rainha Candace.

Ou seja, os etíopes eram, deste ponto de vista, demiurgos. O que não está na definição grega, mas que a igreja etíope presumiu como certeza, foi que estes etíopes eram os seus antepassados, os axoumitas, habitantes do país de Kush, a região de planaltos do alto Nilo.