Como um homem contrai candidíase?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Existem alguns fatores capazes de aumentarem o risco de candidíase masculina, como: diabetes, uso de fraldas, uso de antibióticos recorrente, má higiene pessoal, doenças que comprometem o sistema imune, quimioterapia, desnutrição e uso de drogas ilícitas, uso prolongado de roupas molhadas ( sungas de praia por exemplo) ...

Essa infecção, embora mais associada às mulheres, pode acometer o sexo masculino e gerar muito desconforto. Provocada pelo fungo Candida albicans, a candidíase é realmente mais comum nas mulheres — mas também acomete os homens. Neles, a condição pode provocar desconforto urinário, ardência e vermelhidão no pênis.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Inchaço; Dor ao urinar; Desconforto ou dor durante a relação sexual.

A peniscopia é um exame de extrema importância na detecção de lesões microscópicas no pênis, escroto e região perianal, causadas geralmente pelo vírus do Papiloma Humano, mais conhecido como HPV, candidíase ou herpes.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

A candidíase pode se manifestar logo após uma relação sexual.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

Segundo Philip Tierno, professor perito em higiene, microbiologista e patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, as toalhas de banho podem causar mais danos do que ajudar. Isso porque a peça pode servir de refúgio para bactérias, fungos e diferentes tipos de germes presentes no banheiro.

Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente.

Uma forma mais grave da doença pode se desenvolver e afetar a corrente sanguínea. É a candidíase sistêmica, que acontece majoritariamente em pacientes com o sistema imunológico comprometido, ou que possuem alguma comorbidade.

Carnes de frango, porco e boi não são as mais recomendadas para pacientes afetadas pelo fungo Candida albicans, bem como manteiga, ovos e leite.

De acordo com o especialista, a umidade excessiva na região genital também favorece a proliferação do fungo, causando desconforto, coceira e vermelhidão. E, mesmo não sendo considerada uma DST, relações sexuais desprotegidas podem contribuir para uma piora no quadro.

A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.

Candidíase ou monolíase é uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções de tratamento da candidíase peniana são: Clotrimazol creme 1%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Miconazol creme 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.