Como um extrovertido pensa?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

O extrovertido normalmente faz e depois pensa, depois faz de novo etc. Prefere a ação e falar sobre coisas, pois é assim que ele aprende e se energiza: da ação, das pessoas e das experiências. Por isso, é bastante expressivo e aberto ao contato e à interação.

Eles gostam de trabalhar em equipe, debater ideias e expressar suas opiniões. Ser sociável é uma das maiores características de um extrovertido e isso faz com que ele tenha uma vasta rede de relacionamentos (amigos, familiares, colegas de trabalho, clientes, etc.).

Causas da Extroversão
Estudos com gêmeos sugerem que a genética contribui com algo entre 40% e 60% da variação entre extroversão e introversão; Ambiente: Estudos sobre irmãos publicados em 2011 sugeriram que as experiências individuais têm mais peso do que as experiências compartilhadas nas famílias.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

Tanto introvertidos como extrovertidos podem ser tímidos, muito embora a segunda hipótese seja menos comum. Embora uma pessoa tímida possa preferir não estar sozinha, o desconforto ou receio gerado em torno da interação social leva-a a evitar ou minimizar a socialização.

A Comunicação das Pessoas Extrovertidas:
Gostam de falar bastante e costumam ter facilidade para expressar suas ideias por demonstrarem mais autoconfiança. Como pontos de atenção na comunicação devem considerar alguns aspectos prejudiciais. Por isso, alguns, por se sentirem muito seguros para falar preferem improvisar.

Caso ele seja uma pessoa extrovertida e goste de você, ele vai tocá-la de forma amigável quando você estiver falando. Um toque no ombro ocasionalmente ou pegar você pela mão para mostrar algo são dois sinais de que ele está interessado. Caso ele seja tímido, ele não vai ser tão descarado assim.

Introversão é uma característica da pessoa e não pode ser adquirida.

Alguns de nós são naturalmente extrovertidos; é parte de nossa personalidade, e é como funcionamos melhor. Para outras, tornar-se extrovertido é um comportamento que pode ser aprendido pela prática e que envolve aprender como se apresentar para os outros, como começar conversas e como ter confiança em si mesmo.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

O psicólogo alemão, Hans Eysenck, pesquisou o cérebro de um introvertido e descobriu que os introvertidos têm uma excitação cortical naturalmente alta, o que significa que sua capacidade de processar informações por segundo é maior do que a média extrovertida.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

“Não há apenas um jeito de ser introvertido”, diz Cheek. Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Parecem existir algumas diferenças no cérebro; os introvertidos têm uma menor ativação dos circuitos de recompensa no cérebro do que os extrovertidos e uma maior sensibilidade a estímulos aversivos, o que explica serem menos interessados pelo mundo exterior e aprenderem melhor as regras sociais.

Os ambivertidos são "pessoas flexíveis que podem ser introvertidas ou extrovertidas, dependendo das condições sociais", observa o professor Mayer, de New Hampshire. Eles também podem ser comparados a pessoas bilíngues, que podem falar o "idioma" tanto dos introvertidos quanto dos extrovertidos.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Quando uma pessoa introvertida gosta de alguém, ela vai ficar nos mesmos lugares do que o amado, ou fará o mesmo caminho que ele faz para voltar para casa da faculdade, por exemplo. É o modo que ela encontra de se aproximar de você, tentando juntar a coragem para se aproximar e conversar.

A pessoa mais tímida pode, até sem perceber, demonstrar interesse se, ao conversar com você, fica passando as mãos nos cabelos, forçando contato visual ou, no caso dos homens, manter os pés levemente afastados e as mãos na cintura ou nos bolsos.

Incentive o introvertido a falar
Veja como ela está perguntando o que tem feito ou como tem se sentido. Faça perguntas abertas para oferecer a oportunidade de que falem livremente. Em vez de perguntar "está tudo bem?", por exemplo, pergunte "como foi o seu dia?" ou "o que você tem feito ultimamente?"