Como um cego sabe que está dormindo?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

6 resposta(s) Uma cego sabe que acordou pela consciência que ele tem (assim como qualquer pessoa fecha os olhos mas ainda sabe que está acordada).

Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

A cegueira temporária acontece de forma súbita e pode gerar perda total ou parcial da visão. Geralmente, ocorre devido a problemas cerebrais, como enxaqueca ou convulsão, mas também pode estar relacionado ao baixo fluxo sanguíneo para o cérebro.

O conhecimento sobre as cores no caso de pessoas cegas de nascença é representado numa região cerebral normalmente associada ao conhecimento de palavras que não têm referências sensoriais, como virtude ou justiça. Foi o que descobriu um estudo publicado na Nature Communications.

Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento).

“Os estudantes montaram um equipamento capaz de gravar a voz de quem está guardando as roupas, que indica o modelo e a cor. Quando o deficiente visual pega o cabide, que tem uma marcação em braile, ele aciona um dispositivo e sabe o modelo e a cor da vestimenta.”

Em Rei Lear, uma das tragédias mais conhecidas de Shakespeare, um personagem afirma que é um castigo do tempo transtornado em que vivem, que os loucos guiem os cegos. Essa passagem vem à lembrança quando não sabemos ao certo se estamos frente a tragédias ou óperas-bufas.

No caso das pessoas que já nasceram cegas seus sonhos são compostos por situações de diversos tipos, vividas e percebidas do modo como elas "veem" o mundo acordadas, esclarece ela. "Seus sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas.

A cegueira pode ser congênita (quando já nasce com a pessoa) ou adquirida, que pode ser causada por diferentes fatores, entre eles: Glaucoma: danos nas fibras do nervo óptico. Catarata: opacidade no cristalino (espécie de lente do olho) Retinopatia diabética: complicação na vista decorrente do diabetes.

"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos. Quando afetada a córnea se torna opaca, resultando no aspecto que você descreveu.

Proteger os olhos do sol: quem enxerga fecha os olhos para protegê-los do sol forte, num reflexo condicionado que a pessoa cega não tem. Esse sol forte pode fazer mal a seus olhos — causar câncer, por exemplo.

Beleza para um cego é um toque gostoso, um som bonito, um cheiro suave, um gosto saboroso. Esqueça essas palhaçadas que estão respondendo. A beleza não está nos olhos de quem vê nem no seu coração. Beleza é prazer e um cego pode ter prazer com os outros sentidos que lhe restam.

Como não há células fotorreceptoras nesta área, não percebemos parte do campo visual, mas o cérebro preenche esse ponto com informações sobre imagens periféricas e com percepções do olho contralateral, por isso não percebemos o ponto cego.

Dentre as possíveis causas estão algumas doenças. Hipertensão, colesterol alto, diabetes e glaucoma quando não acompanhados e descontrolados, podem acarretar em episódios de cegueira temporária. Além disso, inflamações e infecções como meningite ou problemas neurológicos podem facilitar o surgimento do problema.

17 – Não carregue a pessoa cega ao ajudá-la a atravessar a rua, tomar condução, subir ou descer escadas.

Explique que o calor (uma fogueira, uma lareira, a chama de uma vela, a boca acesa do fogão) é vermelho. Essa cor geralmente é pensada como calor ou até mesmo queimadura.

Além de atividades mais triviais como correr, nadar e malhar, existem dezenas de modalidades individuais e coletivas que podem ser adaptadas e praticadas por pessoas cegas ou com perda parcial da visão.

A bengala longa funciona como uma extensão do corpo da pessoa com deficiência visual.

Quando se relacionar com pessoas cegas ou com deficiência visual, identifique-se, faça-a perceber que você está com ela e ofereça seu auxílio. Caso seja necessária sua ajuda como guia, coloque a mão da pessoa em seu cotovelo dobrado ou em seu ombro, conforme a preferência da pessoa a ser guiada.

A cor dos nossos olhos depende da quantidade de melanina presente na íris. Existe apenas pigmento marrom no olho — não há pigmento marrom claro, verde ou azul. Os olhos castanhos têm a maior quantidade de melanina na íris, enquanto os olhos azuis têm o mínimo.