Como um cego pode ver as cores?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens – e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.

Quase todos possuem três tipos de cones, que são células na retina que tem a capacidade de reconhecer as cores. Cada tipo responde a uma frequência diferente de cor. Existem aproximadamente 6 milhões de cones em cada olho humano concentrados na região fóvea.

Os cones permitem a visão das cores, existem 3 tipos de cones: S sensíveis ao azul, M ao verde e L ao vermelho. Eles convertem energia luminosa em sinais nervosos e transmitem-nos para o cérebro através do nervo óptico. No cérebro, esses sinais são decodificados para criar a imagem que está sendo vista.

Sim, as pessoas cegas sonham e é necessário derrubar o mito que associa sonhar com a formação de imagens. De fato, a visão é o sentido mais comum durante um sonho, mas ele também pode ter sensações de tato, audição e até mesmo olfato e paladar, além de sentimentos viscerais.

“Os estudantes montaram um equipamento capaz de gravar a voz de quem está guardando as roupas, que indica o modelo e a cor. Quando o deficiente visual pega o cabide, que tem uma marcação em braile, ele aciona um dispositivo e sabe o modelo e a cor da vestimenta.”

"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos. Quando afetada a córnea se torna opaca, resultando no aspecto que você descreveu.

Já o indivíduo cego que não trabalha ou estuda, em alguns momentos, permanece com o ciclo sono-vigília invertido, passa a dormir durante o dia e, muitas vezes, o ambiente que ele escolhe para dormir não é o adequado, podendo ter muito barulho, ser quente etc.

Pesquisas antecedentes demonstraram, por exemplo, que eles sabem que o laranja é mais parecido com amarelo e vermelho do que com verde ou azul. “Estudos do conhecimento sobre cor nos indivíduos cegos confirmaram esse aspecto de seu entendimento dos termos cromáticos”, explica Caramazza.

Ao chegar na retina, existem algumas células bem pequenas que emitem informações para o cérebro: os bastonetes funcionam em lugares mais escuros, enquanto os cones se adaptam à luz e são responsáveis pelas imagens coloridas que captamos do mundo.

Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.

É tudo ilusão, coleguinha. Essas manchas coloridas são os fosfenos, e geralmente surgem por estímulos elétricos ou mecânicos, como esfregar os olhos ou bater a cabeça.

A visão colorida
Podemos dizer que essa percepção só é possível quando a informação sobre o meio ambiente chega aos olhos sob a forma de luz emitida ou refletida pelos objetos, e é transformada em impulsos elétricos envidados ao cérebro através do nervo óptico.

As cores são somente o modo como nossos cérebros interpretam as ondas de luz de diferentes frequências ou velocidades de vibração que atingem nossos olhos. Os objetos não têm cor, porque a cor é uma propriedade da luz. O que acontece é que os objetos vão absorver algumas ondas e refletir outras.

Apesar de parecer que qualquer coloração exerce a mesma influência sobre os olhos, algumas teorias afirmam que o verde é mais bem percebido do que vermelho e azul. Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções.

Pessoas cegas usam o smartphone com o auxílio do leitor de tela, um recurso de acessibilidade que “fala” todas as funcionalidades do celular. Assim a Kássia pode enviar e receber mensagens, checar e-mails, utilizar o GPS, entre muitas outras coisas.

Boa tarde, na evisceração retiramos apenas o conteúdo de dentro do olho. As glândulas que produzem a lacrima são todas mantidas, então não interfere nesta produção.