Como um brasileiro consegue cidadania espanhola?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A cidadania espanhola por residência é, em princípio, obtida por residentes em território espanhol pelo período de 10 anos, de forma legal, contínua e imediatamente anterior à solicitação. No entanto, há casos em que esse prazo de residência pode ser reduzido.

Além de poder circular por toda a União Europeia e pode morar em qualquer um dos países do bloco, você também terá permissão para entrar em mais 190 de países, incluindo os EUA, sem precisar de visto, graças ao 2º passaporte mais poderoso do mundo.

Os bisnetos só têm direito se o pai ou a mãe (o neto do espanhol) primeiro adquirir a nacionalidade. Quando isso acontecer, eles podem escolher ser filhos de espanhóis.

cidadania francesa

E a França é um dos países mais tranquilos para conseguir a documentação em toda a Europa, existindo várias possibilidades para realizar a solicitação. Pessoas maiores de 18 anos que tenham, pelo menos, 5 anos de residência no país podem solicitar a cidadania francesa.

O requisito essencial para poder optar pela nacionalidade espanhola é comprovar a linha de ascendência até o pai /mãe ou avô/avó espanhol/a. É preciso também que o ascendente não tenha perdido a nacionalidade espanhola antes de haver podido transmiti-la aos seus descendentes.

5 dicas do que fazer para morar na Espanha

  1. 1.1. Tenha domínio sobre o idioma espanhol.
  2. 1.2. Reúna toda a documentação necessária.
  3. 1.3. Solicite a cidadania espanhola.
  4. 1.4. Procure vagas ainda no Brasil.
  5. 1.5. Considere o custo de vida.

O Arraigo Social é, sem dúvida, a forma mais comum de regularizar os brasileiros que vivem na Espanha. O principal requisito para aceder ao Arraigo Social é haver permanecido continuamente em território espanhol, ainda que irregularmente, por um período superior a 3 (três) anos.

Os países com os melhores passaportes para se ter em 2021: Japão, Cingapura (192 destinos aceitos) Alemanha, Coreia do Sul (190) Finlândia, Itália, Luxemburgo, Espanha (189)

Ranking dos países mais fáceis de obter cidadania
Entre as cidadanias mais requeridas pelos brasileiros, não há muita surpresa: Itália e Portugal estão na liderança no ranking, seguidas pela Espanha, considerando o direito como descendente.

Para morar nos Estados Unidos, o ESTA não basta. Caso você tenha passaporte europeu, de alguma nação que faça parte do Tratado de Comércio como país, como é o caso da Espanha, deverá solicitar o visto E-2 e investir pelo menos 100 mil dólares no local.

Quem tem direito a pedir a cidadania pela nova lei? Em suma, para poder pedir a cidadania é preciso ser filho ou neto de espanhol. Como se trata do que chamamos de “nacionalidade por opção”, se você é neto de espanhol, mas os seus pais não obtiveram nacionalidade espanhola, você tem o direito de aplicar.

Além das relações familiares, é possível conseguir a cidadania se for residente por mais de 5 anos na nação desejada. Outra possibilidade ainda é fazer investimentos que somam um determinado valor (geralmente, superior a € 100 mil) ou adquirir propriedades em regiões estratégicas do país.

É possível solicitar cópias de nascimento, casamento e óbito online da Espanha através do site do Ministério da Justiça (Ministerio de Justicia). Veja Pedido de Registros Vitais Espanhóis Online para obter instruções completas sobre como obter cópias dos registros civis pós-1870.

1º – JAPÃO. Pelo segundo ano consecutivo, o Japão possui o passaporte mais valioso do mundo!

Suíça

Suíça. A lei que entrou em vigor em 2018 tornou mais difícil obter cidadania suíça. Este país (assim como a Áustria e a Alemanha) reconhece a chamada ius sanguinis (direito do sangue), ou seja, o recebimento da nacionalidade através da filiação paterna ou materna.

Você sabia que é possível comprar uma segunda cidadania — e consequentemente ter um segundo passaporte? Sim, legalmente! Afinal, nem todos ficam satisfeitos com a nacionalidade que nascem, e nem têm a oportunidade de ter pais ou avós estrangeiros.

Por direito, os filhos de estrangeiros não recebem a nacionalidade do país onde nasceram, neste caso na Espanha. A não ser que essa criança seja apátrida. Para isso, em primeiro lugar, os pais devem negar sua própria nacionalidade a seu filho ou filha.

Requisitos para obter um passaporte
Ser espanhol. Estar inscrito no Registro de Matrícula Consular. Ir fisicamente ao Consulado, pagar a taxa e apresentar os documentos exigidos.

Antes de qualquer coisa, saiba que NÃO é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome. Isso porque, mesmo que alguns sobrenomes sejam de fato comuns e populares em outros países, isso não dá direito à aprovação da dupla nacionalidade, já que há uma limitação geracional, abrangendo, no máximo, filhos e netos.

Radamés. Este raro sobrenome de origem espanhola é uma variação de Ramsés, que se origina nas palavras em egípcio Ramses, Rmssu, formado pela união dos elementos Ran, nome do deus supremo no Egito e mes que significa “filho” ou mesu, “nascer”.

No entanto, deve ficar claro que o país não transmite a cidadania pelo sobrenome. Assim, para se tornar cidadão espanhol é preciso ser casado, filho ou neto de uma pessoa que já possui esse título, por exemplo. Além disso, é possível solicitar a cidadania por tempo de residência ou nascimento.