Como um bebê vê o mundo?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas. Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca.

Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra "não" - muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

No primeiro ano de vida, sorrisos e lágrimas são as únicas formas de um bebê se comunicar. - Chorar é um sinal de que eles querem mudar alguma coisa. Sorrir significa o oposto. A risada mostra que a criança quer que você continue o que está fazendo, por exemplo - explica o pesquisador.

É um sinal de que sua visão melhorou e que ele é capaz de reconhecer o seu rosto. O sistema nervoso amadureceu o suficiente para eliminar sorrisos de reflexo e ele agora está ciente de que sorrir é uma maneira de se conectar com os outros.

Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

“O primeiro contato do bebê com o mundo é no canal do parto, com bactérias e lactobacilos, que, ao entrar em contato com a pele dele, se multiplicam e promovem a flora intestinal, formando um meio de defesa em relação ao ambiente. Antes disso, o bebê vive num ambiente estéril.

Monitorar a coloração do RN e temperatura; • Monitorar a qualidade da respiração e a frequência respiratória do RN – durante 1 minuto completo; • Verificar frequência cardíaca durante 1 minuto completo, observando irregularidades do ritmo e quaisquer sopros (Pulso apical); • Avaliar os sinais vitais a cada hora nas ...

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Quando chegam aos sete meses de idade, os bebês iniciam uma fase mais “teimosa”. Eles percebem que podem se negar a fazer algo, como mamar ou comer. Também tendem a pegar objetos que, até então, não demonstravam interesse. Mas lembre-se: ele não é desobediente e sim curioso.

Coloque-o em pé e deite-o aos poucos”, indica a psicóloga. Outra dica da especialista é avisar o que você vai fazer com o pequeno. Faça perguntas como “vamos ver o que tem dentro dessa fraldinha?”. Dessa forma, o bebê sabe que você o conhece e que tem prazer em cuidar dele.

A criança prefere a mamãe porque viveu dentro do seu útero durante 40 semanas ou mais. Foi ela quem forneceu alimentos, transmitiu oxigênio, e protegeu a criança.

Quando está mamando o bebê consegue olhar para o rosto da mãe. Há uma melhora na função visual do bebê, mas a visão ainda é desfocada e as cores e contrastes ainda não são bem percebidos. Com 2 meses ele começa a fixar objetos e já pode acompanhar seus movimentos.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Recém-Nascido: 48 centímetros e 3,2 quilos. 1 mês: 52 centímetros e 4 quilos. 2 meses: 56 centímetros e 4,7 quilos. 3 meses: 59 centímetros e 5,5 quilos.

“Eu te amo”: Quando seu bebê olha para você enquanto mama no peito ou consome a fórmula ele está querendo te dizer que te ama! O bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela.

O bebê aprende tudo muito rápido, inclusive por repetição, por isso, ele vai aprender que quando chorar alguém vai pegá-lo imediatamente. E claro que o colo da mamãe e do papai é o melhor lugar do mundo e mais confortável que o berço, o carrinho e o bebê conforto.