Como um barômetro auxilia na previsão de chuvas?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O barômetro auxilia na previsão de alterações no tempo, fornecendo informações sobre massas de ar. Quanto maior a pressão atmosférica, maiores as chances de se ter um dia de sol. Quanto menor a pressão do ar, aumenta a probabilidade de céu nublado, chuvas ou vento na superfície terrestre.

O Barômetro é seguro e eficiente e funciona da seguinte forma: o tubo cheio de mercúrio mostra a pressão, o metal líquido escoa até o ponto de 76 cm, este será o valor de pressão obtido a nível do mar e é considerado o normal, pode ser representado por 760 mmHg ou 1 atmosfera (1 atm).

Conforme a pressão aumenta, contrai os discos e essa contração é transmitida a um ponteiro calibrado que indica o valor da pressão. Esse ponteiro, muitas vezes é acoplado a uma pena que registra a variação da pressão ao longo do dia. Neste caso, o instrumento é chamado de barógrafo.

O que são Pluviômetros? O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2).

A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.

Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.

Desta forma costuma chover em regiões onde a pressão atmosférica estava mais baixa mas fica evidente que não é a baixa pressão em si que causa a precipitação da água, servindo ela como um previsor da chuva.

A umidade fica mais alta: Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

Higrógrafo – Instrumento que registra a umidade relativa do ar (%).

convenciona-se que cada 8 metros há perda de 1 mbar. Variação de valores na mediçao acima de 30,20 inHg é considerada pressão alta e está associada a céu claro e tempo calmo. Variação de valores na faixa de 29,80 e 30,20 inHg é considerada normal e é associada a um clima estável.

higrômetro

Mas como medimos a umidade relativa do ar? Mas medir a umidade pode ser mais simples graças a um aparelho chamado higrômetro!

A camada mais externa (mais alta) de ar que envolve a Terra comprime a mais baixa exercendo influências sobre ela. Nessa região passam a existir mais moléculas por unidade de volume, dizemos então que a pressão nas regiões mais baixas, ao nível do mar, é maior.

“A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.

Intensidade (I): é a precipitação por unidade de tempo, obtida com a relação I= h/T. Expressa-se normalmente em mm/h ou mm/min.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².