Como Turing quebrou o Enigma?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Por meio do seu trabalho, foi desenvolvida uma máquina conhecida como “bomba eletromecânica” (The Bombe, em inglês), que decifrou o código da máquina Enigma utilizado pelos alemães, e permitiu que os Aliados tivessem acesso a informações privilegiadas ao longo da guerra.

Em 1952, Alan Turing teve sua carreira abalada quando foi acusado de praticar “atos homossexuais” – um crime segundo as leis inglesas da época. Declarado culpado, poderia deixar de cumprir a pena caso aceitasse adotar um tratamento para “seu problema”: a castração química.

código morse

Ouça este artigo: A descoberta do segredo da Enigma permitiu aos aliados uma grande vantagem durante a Segunda Guerra Mundial, pois as comunicações alemãs em código morse eram criptografadas pela tal máquina alemã desenvolvida no final da década de 10.

Uma cabeça de leitura/gravação se moveria em qualquer direção ao longo da fita, um quadrado por vez, e uma unidade de controle poderia interpretar uma lista de instruções simples, movendo-se para a direita ou esquerda. A regra executada determina o que se convencionou chamar de estado da máquina.

Considerado uma das mentes mais brilhantes do século passado, Alan Turing desenvolveu a base da computação moderna e ajudou os aliados a vencerem a 2ª Guerra Mundial desvendando o Enigma da inteligência nazista.

Conheceu, aos 16 anos, Christopher Morcom, grande amigo que também era apaixonado pela matemática. É tido como o primeiro amor de Alan.

A história da máquina nazista Enigma e da quebra de seu código ultrassecreto pelas mãos do matemático britânico Alan Turing são bastante conhecidas, especialmente após o lançamento do filme “Jogo da Imitação” (2014).

Velocidade: Além das 150 trilhões de combinações possíveis a equipe de gênios britânicos tinham exatamente 18 horas para quebrar o código. Todo dia as 6:00 da manhã o código da Enigma era resetado. Uma mensagem criptografada era enviada pelos alemães através de ondas de rádio.

A Máquina de Turing é um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi concebido pelo matemático britânico Alan Turing (1912-1954), muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais (o artigo de referência foi publicado em 1936).

O filme foca o trabalho de Turing em Bletchley Park, onde agentes civis e militares do serviço secreto inglês tentavam decodificar as mensagens de rádio que os nazistas usavam para orientar ataques de suas forças armadas.

Durante o esforço de guerra, os britânicos convocaram milhares de cientistas que deveriam criar uma tecnologia capaz de superar as comunicações nazistas: Alan Turing chefiava a equipe e foi o responsável por criar o modelo computacional que é a base das máquinas que usamos ainda hoje.

Fabricado a partir da década de 1920 na Alemanha, o equipamento contava com um teclado e um conjunto de discos rotativos conhecidos como rotores: ao apertar uma tecla, uma corrente elétrica circulava no interior da Enigma e fazia os rotores funcionarem de modo constante.

As conquistas do trabalho de Turing são estupendas: ele não só foi a peça fundamental para que as mensagens nazistas criptografadas fossem traduzidas, encurtando em anos a segunda guerra mundial e salvando estimadas 14 milhões de vidas, como desenvolveu máquinas e pesquisas que se tornariam passos fundamentais para o ...

O objetivo do Teste de Turing é identificar inteligência em uma máquina. O Teste de Turing consiste basicamente em: um humano denominado interrogador, que por meio de um teclado, deve efetuar questionamentos para um humano e uma máquina.

Conhecido como o pai da ciência da computação, Turing desenvolveu um modelo teórico chamado "Máquina de Turing", que fundamentou a computação moderna.

Além disso, era ainda preciso saber quais as posições possíveis nos vinte e seis anéis de cada rotor. Para tornar tudo isso mais complicado, o operador ainda precisava saber a posição inicial de uma sequência de três posições. Ao total as possibilidades numéricas chegavam a seis sextilhões de códigos.

1954 - Morre envenenado por cianeto. Em 11 de setembro de 2009, 55 anos após sua morte, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu desculpas formais em nome do governo britânico pelo tratamento preconceituoso e desumano dado a Turing.