Como trincar o abdômen com prancha?

Perguntado por: dmata8 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Suas mãos devem ficar alinhadas aos ombros. O pescoço deve ficar reto e você deve olhar para o chão. Contraia o abdômen para trabalhar os músculos e evitar que sua lombar se lesione. Mantenha a posição entre 30 e 60 segundos, e descanse por 15 a 30 segundos antes de iniciar outra série.

De acordo com Janaína, depende da frequência, do tipo de treino e em qual contexto você está fazendo a prancha. Mas, de forma geral, o core ganha mais força em algumas semanas. Outra forma de medir o progresso é o tempo que você consegue ficar na isometria. Isso mostra o ganho de resistência muscular ao estímulo.

Prancha é mais eficaz que abdominal para definir barriga: aprenda a fazer corretamente. As pranchas costumam ser apontadas como o melhor exercício para fortalecer o abdômen.

Melhora a saúde mental
Este tipo de exercício vai reduzir a tensão dos músculos que ficam mais contraídos em situações stressantes trazendo benefícios para a sua disposição. Venha fortalecer os seus abdominais com prancha e muitos outros exercícios na Fisioterapia Lisboa!

A questão de quantas calorias uma prancha queima tem tudo a ver com o nosso peso corporal e o tempo de permanência na posição da prancha. Uma pessoa pesando cerca de 70 kg queimará uma média de 1 calorias com 15 minuto de tempo de prancha. A prancha é um exercício de fortalecimento abdominal altamente eficaz.

Tente fazer de uma a seis repetições por dia.
Não se preocupe se você conseguir fazer a prancha uma única vez por dia quando estiver começando!

Prancha é o exercício ideal para trabalhar a musculatura abdominal, pois a atividade envolve todos os principais grupos musculares, incluindo o transverso abdominal, o reto abdominal, músculo oblíquo externo e os glúteos.

“O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã. Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas”, indica.

Melhoria da postura - Fazer prancha melhora significativamente a sua capacidade de ficar com postura recta e estável. Através do fortalecimento dos grupos musculares já citados acima, será capaz de manter a postura correcta em todos os momentos da sua rotina diária.

Mais tempo que isso serve mais como um desafio, mas não necessariamente traz benefícios concretos. No entanto, ele acrescenta, se você consegue ficar em prancha por um minuto facilmente, é possível aumentar a dificuldade contraindo mais o seu abdômen e comprimindo mais os seus glúteos e quadríceps.

Preferencialmente, posicione a cabeça alinhada com olhar voltado para baixo. Os ombros devem estar alinhados na linha do cotovelo, e as mãos devem estar voltadas para cima; Com o corpo alinhado, levante o quadril; Deixe a posição dos pés mais afastada, pois garante mais estabilidade, principalmente para iniciantes.

Qual é o melhor exercício de fortalecimento abdominal? Prancha isométrica. Este é o abdominal mais completo, pois é fácil de executar, além de trabalhar todo o abdômen e a região lombar.

Para quem está a iniciar a sua aventura no mundo do fitness, o especialista aconselha a manter a posição por cinco segundos e a repeti-la cinco vezes, com 40 a 60 segundos de descanso entre as repetições. Por outro lado, quem já tem alguma experiência, pode apostar em 10 a 20 segundos de cada vez.

A prancha pode ajudar a emagrecer? Sim, pode, pois ela estimula o metabolismo, o que faz seu corpo queimar mais calorias mesmo em repouso. Só que quando a meta é perder peso, prancha não é a protagonista de um processo de emagrecimento. Esse exercício ajuda a tonificar e enrijecer a musculatura envolvida na isometria.

Por causa da necessidade de estabilização durante o exercício, ficando na mesma posição e até às vezes se apoiando em uma perna só, a prancha melhora seu equilíbrio corporal. Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os ... 1.

Erro 5: Prancha muito longa sem ainda executá-la de forma correta. De acordo com o American Council on Exercise (ACE), ficar em posição de prancha por longos minutos, principalmente sem estar acostumado e realizando a técnica inadequada, pode levar a fadiga.