Como treinar uma Caturrita?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Tente fazer com que ela se acostume com a presença de outras pessoas no mesmo cômodo; Caso a calopsita pareça assustada, não tente segurá-la. Para ajudar, procure conversar com ela nos primeiros dias, sempre com uma voz suave e tranquilizadora; Prefira colocar a comida da calopsita através das frestas da gaiola.

A alimentação é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos.

Dentre as espécies capazes de aprender a falar, incluem-se: Periquito-australiano. Caturrita. Papagaios-da-Amazônia.

Outros sinais também podem ser inferidos pela cauda do pet.
Assim como as asas demonstram felicidade, ele poderá abanar as penas da cauda, de forma parecida aos cachorros, o que significa que está feliz em vê-lo. Em algumas oportunidades, também é algo que ocorre um pouco antes de evacuar.

Na verdade, esse é um tema muito controverso. Assim como outras aves, as calopsitas não demonstram sua idade a partir da fase adulta. Desta forma, somente conseguimos saber com precisão sua idade quando a adquirimos de um criador, amigo ou conhecido que tenha a data do nascimento da ninhada em questão.

Animais felizes que aceitam o contato com o ser humano, podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa, mexer no cabelo dela – como se estivessem “arrumando suas próprias penas” -, como sinal de afeto.

Os melhores materiais para os brinquedos de papagaios são os naturais, como a madeira e os seus derivados, como papelão ou papel. Além disso, materiais como a madeira de oliveira são ideais para uma boa manutenção do bico e das garras.

Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.

Por isso mesmo, calopsita pode comer arroz cru, mas ele nunca deve ser usado como base para alimentação da calopsita. Ao fazer isso, além de contribuir para o ganho de peso, o tutor acaba expondo o pet ao risco de deficiências nutricionais.

Frutas: os papagaios podem comer muitos tipos de frutas, como maçã, pera, damasco, melão, morango, tangerina e banana.

Você não pode dar café para a calopsita, pois ele tem alta concentração de cafeína, substância prejudicial para o organismo das aves. Entre os principais riscos do café, destaca-se a alteração dos batimentos cardíacos, algo muito perigoso para a saúde da calopsita.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.

Caturrita (Myiopsitta monachus) é um papagaio pequeno e atarracado, medindo aproximadamente 30 cm de comprimento total. Este psitacídeos médio que mede aproximadamente 30 cm é vulgarmente conhecido por Caturrita ou Cocota.

- Em época de reprodução a ave grita para chamar a atenção do parceiro. - Irritabilidade devido a espaço pequeno e inadequado ao seu porte e tamanho, ausência de brinquedos e objetos que a entretenham e estimulem o seu interesse natural por roer e escalar.