Como treinar oratória sozinho?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

As 17 técnicas de oratória para apresentações de alto impacto

  1. Prepare-se para a apresentação. ...
  2. Planeje o que vai falar. ...
  3. Treine a respiração. ...
  4. Faça treinamentos em frente ao espelho. ...
  5. Observe a postura corporal ao treinar suas apresentações. ...
  6. Também se atente para as pausas durante a sua fala.

5 táticas incríveis de como melhorar a dicção

  1. Grave e ouça a sua voz. A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. ...
  2. Pronuncie as consoantes com clareza. ...
  3. Escolha o ritmo ideal para a fala. ...
  4. Trabalhe o relaxamento da voz. ...
  5. Pratique exercícios repetidamente.

Então, aqui vão 3 dicas de como melhorar a dicção:

  1. Treine a sequência de vogais repetidas vezes, sempre fazendo um sorriso aberto e um bico: a, ô, ê, ó, i, u, é
  2. Leia trava-línguas.
  3. Capriche na articulação das vogais das palavras. Pegue textos e leia apenas as vogais.

As técnicas de oratória correspondem ao conjunto de métodos e ferramentas para desenvolver uma fala eficaz, segura e convincente, respeitando o contexto em que a interação acontece e buscando a atenção da audiência — que pode ser composta por uma ou de várias pessoas.

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.

Falar alto não é gritar
Assim, a dica é projetar a voz ao falar alto, ou seja, imaginar o som sendo direcionado para pontos específicos. “Imagine também que asua voz está 'abraçando' toda a sala”, complementa.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

Gire a língua em volta dos lábios, em um movimento como se estivesse limpando a boca, por cinco minutos; Repita várias vezes algumas expressões, como “bra-bra-bra”, “cri-cri-cri” e “tru-tru-tru”; Imite o som do trotar de um cavalo ao estalar a língua; Estique a língua o máximo que conseguir e relaxe-a por várias vezes.

O Que é Dicção
Obviamente, quem possui uma dicção ruim está do lado oposto, ou seja, são pessoas que não conseguem emitir todos os sons corretos para pronunciar as palavras e podem criar ruídos de comunicação ou não são facilmente entendidas por quem as ouve.

Desaquecendo a voz
Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Utilize uma caneta entre os lábios
Um exercício muito eficiente para melhorar a dicção é colocar uma caneta ou lápis entre os dentes e tentar pronunciar o som das palavras. Esse exercício funciona porque ele cria um obstáculo para que você consiga emitir o som.

Confira 6 dicas campeãs para falar bem

  1. Equilibre o volume e o tom da voz. Quando estamos nervosos, é comum acelerarmos o ritmo da fala. ...
  2. Saiba sobre o que você está falando. ...
  3. Leve sempre um material de apoio com você ...
  4. Organize suas ideias do início ao fim. ...
  5. Fale com naturalidade. ...
  6. Conheça o seu público.

Para começar, portanto, você precisa definir o sujeito da informação. Neste caso, por exemplo, o “quem?” não precisa necessariamente ser uma pessoa. No caso da nossa história fictícia o “quem?” será a uma empresa de pequeno porte.

Ritmo, voz e vocabulário na oratória.

Originada do latim, a palavra retórica significa “A arte de falar bem”. Já a oratória vem da palavra “orador” e carrega o significado de “A arte de falar bem em público”. Em linhas gerais, ambas são elementos essenciais para uma boa comunicação.

Antes de qualquer apresentação, prepare-se bem para o que você vai falar. Estude o conteúdo, entenda qual o seu objetivo e faça um roteiro para chegar a esse resultado. Quanto mais domínio do assunto você tiver, mais seguro estará para falar em público.

A oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve a realização de discursos e apresentações impactantes. Falar bem em público requer capacidade persuasiva e argumentativa por meio da retórica, a fim de informar ou convencer a plateia sobre uma determinada ideia.

Falar com convicção é se expressar de forma segura e assertiva, passando confiança e credibilidade para quem está ouvindo. É basicamente ter a certeza do que está dizendo e conseguir transmitir isso para as outras pessoas. Um professor, por exemplo, utiliza muito esse recurso durante as aulas.