Como Treinar o cérebro para esquecer?

Perguntado por: efarias5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Conheça seis maneiras de “reiniciar seu cérebro” para começar...

  1. 1 – Seja gentil e prestativo. Bondade, altruísmo e empatia podem afetar o cérebro. ...
  2. 2 – Faça exercícios físicos. Se exercitar ajuda a melhorar a saúde física e mental. ...
  3. 3 – Coma bem. ...
  4. 4 – Mantenha-se socialmente conectado. ...
  5. 5 – Aprenda algo novo. ...
  6. 6 – Durma bem.

A regra dos 5 segundos nada mais é do que uma ferramenta de hiper-intenção! Ou seja, ela te impede de criar pensamentos negativos que possam abalar a sua autoconfiança uma vez que só te dá cinco segundos para focar naquela oportunidade e tomar uma atitude prática.

Traumas, doenças e medicamentos também podem causar lesões irreversíveis no cérebro e prejudicar a capacidade de guardar informações. Nascemos programados para esquecer. Mais cedo ou mais tarde, cada um de nós apagará da lembrança informações recentes, compromissos, conceitos, habilidades.

A metirapona é uma droga que reduz bastante os níveis de cortisol, um hormônio do stress que está envolvido no processo da lembrança. Manipular a quantidade de cortisol perto do momento em que novas lembranças se formam pode diminuir as emoções negativas associadas a elas.

Como esquecer as coisas ruins e seguir em frente?

  1. Desfrute o presente. Uma das formas de evitar que as experiências ruins dominem sua vida é vivendo intensamente o presente. ...
  2. Aprenda e desenvolva sua maturidade. ...
  3. Escolha o que fazer com a experiência negativa. ...
  4. Aceite o que você não pode mudar. ...
  5. Cuide de suas emoções.

Porque sim, é possível reprogramar a mente e fazer mudanças poderosas, abrindo assim o caminho para o sucesso.
...
Depois, faça essa sequência básica:

  1. Pense em sugestões positivas e curtas e as anote;
  2. Acione o gatilho interruptor;
  3. Repita essas sugestões em voz alta cinco vezes;
  4. Aprofunde no relaxamento;
  5. Agora é só emergir!

6 maneiras de treinar seu cérebro para lidar com a ansiedade

  1. Monitore os seus pensamentos. ...
  2. Faça atividades físicas e pratique meditação. ...
  3. Encontre um propósito - nem que seja cuidar de seu animal de estimação. ...
  4. Veja o lado bom da vida (por mais que isso seja desafiador) ...
  5. Viva no presente.

Como fazer seu cérebro se concentrar por mais tempo?

  1. Pratique exercícios físicos. A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de eliminar as tensões — e não é diferente no caso dos estudos. ...
  2. Controlar a ansiedade. ...
  3. Desconecte-se por um tempo. ...
  4. Faça anotações à mão. ...
  5. Faça pausas periódicas. ...
  6. Crie um ambiente “ideal”

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

Até o momento não existem técnicas ou métodos avançados que consigam apagar alguma memória específica. Porém, o nosso próprio cérebro tem um mecanismo chamado “poda sináptica”, onde ele limpa diariamente o conteúdo que considera excessivo ou desnecessário.

Até onde sabemos, os pesquisadores ainda não tentaram oficialmente deletar uma memória completamente em humanos, especialmente por conta das implicações éticas disso. Mas é algo realmente possível, com uma combinação correta de drogas e exercícios de memória, de acordo com o ScienceAlert.

Para tirar algo da cabeça, faça alguma atividade da qual você goste bastante, como ler um livro, cozinhar ou ouvir música. Fazer algo divertido vai ajudar você a se distrair daquilo sobre o qual não quer pensar. Experimente também fazer exercícios, como correr ou praticar yoga.

Minha mente parece uma máquina de traumas, a todo momento está criando situações hipotéticas que não podem ou não vão acontecer, mas mesmo assim a minha mente me tortura com essas cenas, e de fato me traumatizam e eu fico inseguro, refém dos meus próprios pensamentos.

Pequenos hábitos (todos eles simples) podem melhorar a qualidade mental de uma pessoa. Assim, devemos aproveitar os benefícios da atividade física também para a mente.
...

  • 5 exercícios físicos para manter a saúde mental. ...
  • Caminhadas e corridas. ...
  • Yoga. ...
  • Musculação. ...
  • Esportes em equipe. ...
  • Ciclismo.

O controle mental depende de estar com o emocional fortalecido e também de se sentir seguro em relação às suas decisões. Sendo assim, quando você analisa tudo o que fez até então, tem acesso a um panorama mais bem delineado.

Priorizar a qualidade de vida, com a prática de exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento, sono com qualidade e uma dieta balanceada, rica em alimentos que contenham vitaminas do complexo B e vitamina D, também ajudam a ter boa memória.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  • Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  • Mantenha sua saúde em dia.
  • Enriqueça seu cardápio.
  • Tenha boa qualidade de sono.
  • Pratique atividades físicas.
  • Exercite seu cérebro.
  • Descanse.