Como treinar a sua memória?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro.

Fazer atividade física ajuda a criar conexões dentro do cérebro, estimulando e fazendo com que haja uma reserva maior de células neurais. Além disso, exercícios controlam e reduzem as chances de surgimento de diabetes, hipertensão, colesterol e problemas cardiovasculares, entre outras doenças crônicas.

O “método mnemônico de ligação” ensina que, para memorizar uma sequência de palavras, precisamos formar na mente uma imagem da primeira palavra. Em seguida, devemos associá-la à próxima. A associação deve ser a mais ridícula possível. Você deve realmente ver a imagem absurda na mente durante uma fração de segundo.

Quando ficamos ansiosos ou muito estressados, o corpo libera diversas substâncias, como a adrenalina. Já que o organismo sente que está em “perigo”, dá prioridade a outras tarefas — e a memória fica de lado.

Os principais motivos são distúrbios de ansiedade, depressão, falta de sono adequado, sobrecarga mental, além de problemas nutricionais e hormonais.

O que pode causar perda de memória? A perda ou dificuldade de memória pode ser causada por diversos fatores, como problemas hormonais e nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.

Acompanhe e veja o que fazer!

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

Claro que existem outros fatores que podem afetar nosso cérebro como fumar, a rotina que vira mesmice, comodismo e preguiça, pular o café da manhã, ingerir muito açúcar, falar pouco ou mesmo ouvir músicas e áudios em volume muito alto nos fones de ouvido.

Falando especificamente em alimentação, é bom evitar alimentos ultraprocessados, como salgadinhos ou biscoitos recheados. Isso porque eles costumam ser ricos em sal, açúcar e gorduras trans — substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.

A ideia de Mel Robbins é bem simples: você deve se obrigar a ter o impulso de agir fisicamente diante de uma meta dentro de cinco segundos, caso contrário, seu cérebro provavelmente vai te sabotar e encontrar uma lista infinita de motivos, dúvidas, inseguranças, preocupações e desculpas pelos quais você não deve sair ...

Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

  1. Exercício aumenta o cérebro. ...
  2. Memória em movimento. ...
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro. ...
  4. 4. ' ...
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo. ...
  6. Ouça música. ...
  7. Estude para uma prova na cama. ...
  8. Acorde bem.

Ouça o que a pessoa tem a te dizer e seja empática com ela. Ou seja, tente entender os problemas, dores e necessidades dela e, só depois disto, exponha sua opinião. Sendo ouvidas e compreendidas, as pessoas também te ouvem e têm mais chances de concordar com a sua opinião.

Esquecer faz parte do processo de vida do ser humano e, além de ser normal, é natural. Contudo, é preciso avaliar se o esquecimento atrapalha o desenvolvimento da vida do paciente. Nos dias atuais, a sociedade lida com uma vida é muito corrida e com a necessidade de gerenciar diversas tarefas no decorrer do dia.

Como diferenciar um esquecimento ou lapso de memória de um problema mais grave? O importante é observar qual é a dificuldade apresentada e com qual frequência ela aparece. Esquecimentos eventuais, especialmente em momentos de muito cansaço ou estresse emocional, costumam ser aceitáveis.

A habilidade de memorizar é uma função cognitiva e pode ser prejudicada por alguns fatores físicos, emocionais e ambientais. 1. É importante você buscar um médico (de preferência: neurologista ou psiquiatra) para avaliar causas orgânicas.

também aprende a esquecer" Cuidado com quem você anda esquecendo aí!

Pergunte coisas que gostaria que te perguntassem. Fale sobre coisas que gosta de falar. Abra as portas do seu mundo e convide alguém para entrar. Entre devagar quando alguém te convidar, mas entre para dar vontade de ficar e saudade de voltar.

adjetivo, substantivo masculino Que esquece facilmente. Posto em esquecimento: estudante esquecido. Que perdeu a sensibilidade, o movimento: tem o braço completamente esquecido. Estar esquecido, ter perdido o hábito, não se lembrar das coisas.