Como Treinar a mente para esquecer?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como esquecer uma pessoa? 12 dicas da psicologia

  1. Dica 1: Corte a comunicação.
  2. Dica 2: Evite não pensar nele.
  3. Dica 3: Dê atenção para você mesmo.
  4. Dica 4: Fale com alguém de confiança.
  5. Dica 5: Inspire-se em quem já superou.
  6. Dica 6: Seja paciente com sua dor.
  7. Dica 7: Foque no presente.
  8. Dica 8: Lembre das falhas do ex.

Esquecer pessoa amada
Escreva em um pedaço de papel branco, em forma de cruz, o nome da pessoa amada. Dobre e prenda o papel na porta da sala de sua casa. Deixe lá durante três dias. No quarto dia, retire e reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Um estudo da Universidade de Dartmouth e Princeton indica que o contexto em que a experiência foi vivida desempenha um papel importante nas nossas memórias, tanto boas como más. Somos capazes, se quisermos, de eliminar uma memória de forma intencional se a relacionarmos com estímulos positivos em vez de negativos.

Para reprogramar a mente utilizando essa técnica, você deve fazer sugestões positivas à sua mente. A melhor forma de fazer isso é entrando em um profundo estado de relaxamento e repetindo frases positivas e afirmativas.

O que dói é amar carregando nossas ainda imperfeições, nossas carências, nossas ilusões, nossas cobranças, nossas dores... Nós amamos, mas ainda não sabemos amar. Porque o amor é a lição e o próprio Mestre. Você só aprende se tiver a coragem de tentar e de amar de novo, de amar sempre, de amar acima do medo.

Desfaça-se de tudo que a lembre dele.
Se ele deixou alguma coisa em sua casa, envie-as de volta. Se possuir muitas lembranças dos momentos que passaram juntos, guarde-os fora da sua vista. Não precisa jogar nada fora, mas talvez seja bom colocar estes itens numa caixa.

Perfeito, então. Esqueça. Esquecer é evitar lembranças, deixar de verificar redes sociais, falar sobre a pessoa (bem ou mal), deixar de frequentar lugares comuns (sempre que possível).

Traumas, doenças e medicamentos também podem causar lesões irreversíveis no cérebro e prejudicar a capacidade de guardar informações. Nascemos programados para esquecer. Mais cedo ou mais tarde, cada um de nós apagará da lembrança informações recentes, compromissos, conceitos, habilidades.

A metirapona é uma droga que reduz bastante os níveis de cortisol, um hormônio do stress que está envolvido no processo da lembrança. Manipular a quantidade de cortisol perto do momento em que novas lembranças se formam pode diminuir as emoções negativas associadas a elas.

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

Você pode tentar “reinicializar” através da meditação. Uma meditação de um minuto pode ser suficiente para você reinicializar, respirar fundo, manter a calma e esvaziar a cabeça. Com a mente mais tranquila e vazia, você pode tentar preenchê-la com pensamentos positivos.

Olá! Não será medicamento algum que irá tirar você do quadro depressivo e sim terapia! Busque por terapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia!

Causas de pensamentos intrusivos
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, pensamentos intrusivos são mais comuns entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), sendo também uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku e outros tipos de jogos auxiliam no estímulo das células cerebrais, que fortalecem a retenção das informações. O ideal é fazer esses exercícios todos os dias. Afinal, assim como nosso corpo, nossa mente também precisa de estímulos diários.

Acompanhe e veja o que fazer!

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

Ok, e como se dá reset na mente? É simples: focalize a atenção na respiração. Concentre-se nos movimentos e sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou inflando e desinflando o tórax, como se respirar dependesse de sua vontade. Respire normalmente, sem forçar.

A resposta depende de cada pessoa e dos motivos que levaram o casal a dar um ponto final na relação. A psicóloga da Unimed Vitória Hitala Gomes destaca em entrevista ao jornal Gazeta Online: “Se foi um término de comum acordo, e se ambos decidiram manter uma amizade, realmente não existe motivo para bloquear.

Converse com alguém de confiança.
Peça conselhos e pergunte como eles reagiriam. Ao buscar conselhos ou apoio, diga coisas como “Posso desabafar sobre a minha situação e ouvir o que você faria no meu lugar?”. Você também precisa de outras pessoas para se distrair e não ficar isolado.

Procure uma terapia
O amar demais tem raízes profundas em sua mente e está relacionado a esquemas emocionais e crenças centrais. Por isso, a mudança de pensamento e de comportamento não é tão simples e dificilmente ocorrem sem uma terapia adequada.

Ficar longe da pessoa amada incomoda. Quando a saudade é muito grande sentimos como se faltasse algo em nós. Quem já passou por isso sabe que a angústia causada pela distância do objeto de amor e desejo pode levar ao aumento da ansiedade, desencadear perturbações do sono e, em casos mais graves, deflagrar a depressão.