Como tratar virose ou infecção intestinal?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

É importante beber muita água e outros líquidos para evitar a desidratação, e consumir alimentos leves, como arroz, frango cozido, legumes cozidos e frutas frescas. Alguns medicamentos podem ser usados para controlar os sintomas, como antieméticos para os vômitos e antidiarreicos para a diarreia.

Bom, a média gira em torno entre três e sete dias, oferecendo boa resposta ao tratamento e diminuição gradativa do mal-estar em até 72 horas. A desidratação é o maior risco nesse caso, já que a diarreia e o vômito aceleram a perda de líquidos, enquanto a náusea dificulta a reposição desses fluidos.

Alimentos gordurosos, como carnes e queijos gordos, frituras em imersão, embutidos como linguiça, presunto, peito de peru, salame, salsicha, entre outros, são exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

“Pedidas como morango, limão, laranja, tangerina e gengibre são ricas nesta vitamina. Podemos citar também aqueles ricos em zinco, que é um importante nutriente na melhora do quadro imunológico.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Dicas de remédios caseiros para tratar gripes e resfriados

  • Suco de laranja com limão e própolis. A laranja é uma das principais frutas mais utilizadas na preparação de remédios caseiros, por ser rica emvitamina C. ...
  • Chá de limão com mel e alho. ...
  • Gengibre com limão. ...
  • Chá-verde com mel.

“As pessoas devem priorizar a ingestão de água, caldos e sucos em geral”, indica a médica. De acordo com a especialista, frutas ácidas, como o limão, a laranja e a acerola, também podem ser consumidas normalmente.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Dor nos músculos – principalmente na região abdominal; Perda de apetite; Mal-estar.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Como saber se a diarreia é sintoma de uma infecção? Geralmente, diarreias decorrentes de infecções começam repentinamente. Outros sinais incluem febre, náuseas e vômito.

Ciprofloxacino: 500 mg de 12/12h, via oral, por 3 dias. Orientar o paciente ou acompanhante para administrar líquidos e manter a alimentação habitual, caso o tratamento seja realizado no domicílio. Reavaliar o paciente após 2 dias.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

O ideal é Não ingerir Yakult em diarréias crônicas, já que diarréia crônica geralmente é secundária a alguma patologia de base, o ideal é investigar primeiro a causa da diarréia com um médico....e após o médico e o nutricionista juntos traçarão a melhor estratégia nutricional de acordo com o problema de base.

Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.