Como tratar vesícula distendida?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O tratamento preferencial da colecistite aguda é a colecistectomia (retirada da vesícula) por cirurgia vídeo-laparoscópica podendo ser acompanhado do uso de antibióticos.

Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Tratamento para vesícula inflamada

  1. Medicamentos. O tratamento a base de remédios visa tratar o colesterol, e por consequência as pedras que causam a inflamação. ...
  2. Dieta pobre em gorduras. Com uma dieta balanceada, esse tratamento busca também diminuir o colesterol com uma alimentação pobre em gorduras. ...
  3. Ondas de choque.

O principal deles é a cólica biliar. Essa dor intensa se manifesta no lado direito do abdome de forma súbita e localizada, mas com a possibilidade de irradiação para as costas e ombro direito do paciente.

Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas. Crônica: é caracterizada por ataques de dores fortes com mais frequência. Nesses casos, quando a dor não desaparece, é necessário ir urgentemente procurar um hospital.

A ultrassonografia, geralmente, é o mais comum para detectar a pedra na vesícula. Porém, há a possibilidade de fazer exames como a ressonância magnética ou ainda a tomografia computadorizada.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

Conheça os principais:

  1. Dor intensa do lado direito do abdômen (cólica biliar) ...
  2. Dores intensas difusas. ...
  3. Náuseas, vômitos e outros sintomas gastrointestinais. ...
  4. Inchaço abdominal. ...
  5. Fezes pálidas e urina escura. ...
  6. Pele e olhos amarelados (icterícia)

Chá para vesícula: limão
O chá para vesícula feito de limão pode ajudar a evitar esse problema, pois possui componentes que estimulam a produção da bílis – o líquido responsável por absorver essa substância no organismo –, impedindo, assim, o acúmulo do componente no organismo e o desenvolvimento dos cálculos.

Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras.

Alimentos fritos, milanesa ou empanados imersos no óleo. Manteiga, maionese comum, margarinas. Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, macadâmia, amendoim). Frutas com alto teor de gordura como a polpa do coco e o abacate.

O Buscopan Composto é indicado para dores mais fortes e agudas que o paciente venha a sentir na região abdominal. Sua função antiespasmódica alivia um dos principais sintomas de cálculo renal e pedra na vesícula, que é a intensa cólica na barriga.

Pele e olhos amarelados (icterícia)inchado
Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

Dor abdominal
As pedras provocam um inchaço no órgão, o que gera dores que irradiam do lado direito, área em que a vesícula está situada, para outras regiões do abdômen. Junto desse sintoma, podem aparecer também dor de cabeça, febre ou calafrios.