Como tratar vaso estourado?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

levante a perna em que o sangramento se encontra acima do nível da cabeça; comprima a região do sangramento com um pano limpo molhado em água fria; continue com a pressão sobre o local com o auxílio de um pano ; leve o indivíduo imediatamente ao pronto-socorro ou chame uma ambulância.

As principais causas para o surgimento dos vasinhos nas pernas são: passar muito tempo em pé, histórico familiar, aumento de hormônios femininos (por medicamento ou gravidez) e traumas no local (como machucados, batidas, etc).

Os vasos sanguíneos podem estourar por muitas razões, mas geralmente acontece como resultado de uma lesão. O sangramento na pele pode aparecer como pequenos pontos, chamados petéquias, ou em manchas maiores e planas, chamadas púrpura. Quando houver sangramento na pele, a pele não ficará pálida quando você a pressiona.

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

Geralmente, o Remédio para Varizes ajuda a diminuir os sintomas causados pela doença, tais como inchaço, dor e, nos casos mais graves, a formação de úlceras nas pernas. Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento.

Hirudoid® é indicado no tratamento auxiliar de varizes e para sensação de peso nas pernas, mas não as elimina ou prevenir seu aparecimento.

Géis ou cremes anti- inflamatórios como o gel de ibuprofeno podem ser úteis em casos leves. Medicamentos com heparina de baixo peso molecular, por exemplo, podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor e também diminuir as chances de coágulos sanguíneos se moverem mais para cima da veia e causar TVP.

Atenção: interromper o sangramento da veia rompida pressionando o local é apenas um cuidado emergencial e paliativo. Como apontado, a varicorragia é uma situação séria e perigosa, pois além da hemorragia, a pessoa pode entrar em choque e até morrer.

O tratamento para secagem de vasinhos nas pernas ou em outras regiões pode ser realizado pela escleroterapia química. A aplicação de vasinhos, como também é popularmente conhecida, é um tratamento não cirúrgico, que pode ser realizado no próprio consultório do médico vascular.

Popularmente conhecida como aplicação para varizes ou secagem de vasinhos, a escleroterapia é uma técnica médica utilizada para eliminar ou diminuir veias por meio da aplicação de uma substância chamada de esclerosante.

A principal diferença é o tamanho. “Variz é a denominação das veias tortuosas e dilatadas. 'Vasinhos' são as varizes de pequeno calibre, sendo uma denominação popular das microvarizes”, explica o angiologista Ricardo Nobili.

O tratamento das varizes inflamadas irá depender de que veia sofreu o processo de inflamação, mas segundo Dr. Rodrigues, geralmente, envolve o uso de anti-inflamatórios e/ou anticoagulantes, meias de compressão e cremes, além de manter os membros inferiores elevados.

Na maioria das vezes, quando acontece de ter veias estouradas nas pernas, o caso melhora sem necessitar de grandes intervenções. Porém, se perceber alguns dos sintomas abaixo é recomendado procurar uma emergência imediatamente.

Varicell
O Varicell é um medicamento comumente indicado para tratar inflamações como hemorroidas e varizes. No caso do sistema circulatório, o remédio atua diretamente sobre as veias diminuindo o inchaço e dor na região da má circulação.

Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

Conheça três exercícios que melhoram a circulação das pernas

  1. Caminhada. Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. ...
  2. Minitrampolim. Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. ...
  3. Agachamento.

Como o Varicell Phyto funciona? Atua aliviando os sintomas característicos da insuficiência venosa, como a sensação de dor e de peso nas pernas, inchaço, câimbras e prurido. Proporciona aumento da resistência vascular periférica e melhora do retorno do fluxo venoso.

Varizes inflamadas: sintomas mais comuns
Em geral, o quadro típico da varize inflamada é dor, inchaço, vermelhidão, região mais quente e um cordão endurecido muito doloroso à palpação, sendo este último a varize inflamada.