Como tratar unha descolada da pele por trauma?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente. Após a reparação da unha, o dedo deve ser imobilizado provisoriamente com uma tala durante 2 a 3 semanas, mas permitindo a mobilização das restantes articulações.

Dicas

  1. Evite arrancar a unha afectada;
  2. Tente drenar o sangue sob a unha, evitando assim a dor;
  3. Aplique gelo de forma a amenizar a inflamação;
  4. Mantenha a área devidamente limpa.

Descolamento da unha
É chamado de onicólise, caracterizado por descolamento total ou parcial da unha da mão ou do pé e pode ser causado por uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza.

A lesão do leito ungueal costuma ter uma boa recuperação, com uma imobilização durante duas semanas, sendo que poucos casos necessitam de cirurgia, somente em casos que haja desvio da fractura.

A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina.

Cuidados necessários para que a unha não seja fragilizada
A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

Apresenta uma coloração azul escura e provoca dor significativa. O hematoma subungueal de grande dimensão, traduz uma lesão importante do leito ungueal e frequentemente necessita de drenagem e avaliação de outras lesões associadas. Deste modo, evita-se uma eventual infecção ou uma alteração do crescimento ungueal.

Onicólise – descolamento da borda livre que começa pelos cantos da unha e deixa um espaço oco sob a lâmina, onde se acumulam fungos, bactérias e restos de queratina; Espessamento – as unhas ficam mais duras, mais grossas e opacas; Leuconia – manchas brancas se instalam na superfície da unha (lâmina ungueal);

Como o sangue separou a unha de seu leito, geralmente a unha cai depois de algumas semanas, a não ser que o hematoma seja pequeno. Uma nova unha irá crescer debaixo da unha existente e a substituirá quando tiver crescido completamente.

Dependendo do dedo e do tipo de lesão, pode demorar até 4 meses para a nova unha surgir.

Onicólise é o nome dado ao descolamento da placa da unha do leito ungueal, permitindo a passagem do ar. Isso dá o aspecto esbranquiçado à unha, o que, geralmente, acontece nas pontas.

Podemos pegar um onicoabrasão e lixar aquela região que está descolada, se for suficiente, e podemos inclusive, arrancar a unha caso se faça necessário, já que existem algumas micoses, em que, realmente é melhor remover a unha, já que existe a questão do biofilme que se forma quando tem um fungo.

As unhas das mãos demoram cerca de 6 meses a crescer da raiz até à ponta e as dos dedos dos pés cerca de 12 meses.

Pesquisas feitas há anos já comprovaram que as unhas crescem em média 0,1 milímetro por dia, ou seja, as unhas crescem cerca de 3 milímetros por mês.

Dicas para as unhas crescerem mais rápido

  1. Usar base fortalecedora. ...
  2. Hidratar as unhas. ...
  3. Evitar acetona. ...
  4. Não deixar o esmalte muito tempo na unha. ...
  5. Evitar tirar a cutícula. ...
  6. Evitar contato com produtos químicos. ...
  7. Comer mais proteína. ...
  8. Tomar suplemento de biotina.

O processo se divide em três fases: primeiro, a profissional prepara a unha, isto é, a cutícula (higienização, preparação da base). Depois, aplica o gel com o apoio de um pincel para formar a estrutura da unha reconstruída. Por fim, é utilizada uma lâmpada de UV para a secagem e solidificação.

O trauma do complexo ungueal frequentemente apresentar-se-á em diferentes formas: hematoma subungueal, lacerações, esmagamentos e avulsão do leito ungueal. Hematomas ocorrem por causa de trauma microvascular no leito da unha, que comprime o coágulo de sangue abaixo da unha.

A matriz ungueal localiza-se na base da unha sendo o local a partir de onde a unha cresce. A cutícula prende a parte superior da placa ungueal à pele atrás dela. A lúnula é a forma em meia-lua na base da unha.