Como tratar um recalque diferencial?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Afinal, como corrigir recalques das fundações ?

  1. Reforço de blocos de apoio de equipamentos;
  2. Reforços em espaços confinados;
  3. Reservatórios em concreto;
  4. Fundações de pontes;
  5. Reforços em pisos ou qualquer situação em que o acesso dos equipamentos convencionais é restrito.

O monitoramento dos recalques é conduzido por meio da técnica do nivelamento geométrico de precisão, cuja resolução é de 0,1 mm. Esta técnica permite a verificação da acurácia durante a campanha, possibilitando correções ao longo das leituras e garantindo assim a assertividade e a qualidade das leituras conduzidas.

Para resolver esse problema, pode ser utilizado o procedimento do reforço de fundação com injeção de cimento para melhorar os parâmetros geotécnicos do solo no entorno das estacas de fundação. Com isso, elimina-se os recalques do solo, evitando rachaduras e possíveis desabamentos nas edificações.

O recalque é por definição um destino pulsional marcado pela falha,pois no decorrer dos acontecimentos seu fracasso se torna cada vez mais acentuado, pois o recalcado consegue retornar, só que de forma transformada e disfarçada, dando origem aos sintomas.

As fissuras causadas por recalques diferenciados geralmente são inclinadas, o que acaba gerando uma confusão com as trincas provocadas pela deflexão dos elementos estruturais. Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.

O recalque diferencial se caracteriza quando estamos comparando dois diferentes pontos. Imagine que você tem uma estrutura apoiada em dois elementos de fundação e um deles se desloca mais do que o outro. Essa diferença de deslocamentos chamamos de recalque diferencial.

Tipos de recalque

  • Recalque uniforme. Ocorre quando todos os pontos da fundação apresentam o mesmo nível de afundamento. ...
  • Recalque diferencial. ...
  • Recalque diferencial em corpo rígido. ...
  • Recalque diferencial com distorção angular.

RESUMO: O controle de recalque é um método de monitoramento que visa garantir e verificar o desempenho das fundações em todas as etapas de uma edificação. Esse monitoramento ainda é pouco utilizado no Distrito Federal por falta de conhecimento e também por falta de concepção da sua importância.

Essas patologias se manifestam por diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.

O sistema de recalque é o que possibilita o transporte de fluido de uma fonte inferior para um ponto superior, por meio de bombeamento. A tubulação do sistema de recalque posiciona-se após a bomba de sucção e efetua o transporte do fluido para um ponto acima dela.

Esse processo de transportar água de “baixo para cima” é chamado de sistema de recalque. Também, é utilizado para succionar ou transportar águas residuais, por exemplo, esgotos de residências, indústrias, prédios e outros estabelecimentos.

Entre as soluções usuais para o reforço de fundações estão as estacas raiz, chamadas também de microestacas. Moldadas in loco, elas são executadas pela perfuração rotativa ou roto percussiva, revestida integralmente no trecho em solo por tubo metálico.

O Reforço Estrutural é um serviço realizado com foco na manutenção da fachada predial. Ele tem como objetivo tratar problemas relacionados especificamente à estrutura de concreto que sustenta o imóvel. Sendo assim, fundamental para garantir a integridade física de todos os usuários do edifício.

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Art. 1.204 – Qualquer interessado ou o órgão do Ministério Público promoverá a extinção da fundação quando: I – se tornar ilícito o seu objeto; II – for impossível a sua manutenção; III – se vencer o prazo de sua existência.

Continuar lendo Como tratar o recalque?