Como tratar toxoplasmose em humanos?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O tratamento da toxoplasmose é feito por meio de medicamentos diversos, inclusive com o uso de antibióticos e ácido fólico. Só precisam de tratamento para a toxoplasmose os pacientes que apresentam sintomas da doença, que foram comprovados por meio de testes.

Bem Estar - Fase aguda da toxoplasmose dura cerca de seis meses, afirma médico.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

Olá. Se você já teve o contato com a toxoplasmose, você está imune e não irá se reinfectar novamente. O parasita fica no organismo e a infecção pode reativar determinando o aparecimento de lesões no sistema nervoso central como na retina. Converse com o seu médico.

“Muitos trabalhos e pesquisas apontam que a maior fonte de infecção é a comida, a carne crua ou mal cozida. Isso porque o processo infeccioso da toxoplasmose que acontece em humanos, também ocorre em vários animais, como aves, suínos, bovinos, equinos, cachorros ou gatos.

Sintomas da toxoplasmose
No entanto, uma vez não tratada precocemente, os principais sintomas de quando a toxoplasmose acomete a região ocular são: olhos vermelhos, dor, fotofobia, moscas volantes (pontos pretos flutuando na frente do olho) e, em casos mais avançados, diminuição da visão.

2) A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bebê durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.

Existe vacina para gatos Toxoplasmose? Infelizmente, a resposta para esta pergunta é não. Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, a Toxoplasmose é uma zoonose em que o gato é o hospedeiro definitivo.

A ivermectina não irá tratar a toxoplasmose.

Formas de se contrair toxoplasmose
A ingestão dos ovos em carne mal cozida ou crua proveniente de um animal infectado ou de frutos contaminados, vegetais ou água potável; Através da transmissão vertical da mãe infectada para o feto; Via transfusão de sangue ou transplante de órgãos de um doador infectado.

A lista inclui, por exemplo, DMRI (Degeneração macular relacionada com a idade), ceratocone, retinopatia diabética, retinose pigmentosa e tumores oculares. Doenças inflamatórias, como doença de Lyme, herpes, toxoplasmose, também entram na lista.

Contágio. A toxoplasmose é contraída por meio da ingestão de alimentos contaminados com o toxoplasma gondii, como frutas, verduras e legumes mal passados, além de carnes de porco, boi e ovelhas servidas mal passadas.

Em relação ao peixe, recomenda-se comer pedaços limpos e sem intestinos. Também é aconselhável evitar os embutidos, mas se for comer, sempre congele antes do consumo. Os riscos de infecção podem acontecer mesmo quando as mulheres grávidas só entram em contato com a carne crua.

A gestante que não tem imunidade contra a toxoplasmose, ou seja, nunca contraiu a doença, deve evitar o consumo de carnes mal passadas ou cruas, além de leite e derivados não pasteurizados e ovos crus ou mal cozidos.

As principais consequências são febre, confusão, cefaleia, vômitos, perda de força, convulsão, perda da sensibilidade, evoluindo de maneira rápida podendo levar a pessoa ao coma. Em algumas situações, podem ocorrer focos de necrose do cérebro.

Toxoplasmose IgG - R$32,00 - Labi Exames.

Toxoplasmose ocular tem cura? A toxoplasmose ocular tem cura quando a doença é diagnosticada precocemente e é tratada de forma adequada. Em muitos casos, no entanto e apesar de se efetuarem os procedimentos médicos adequados, a toxoplasmose ocular pode voltar a manifestar-se e vai deixando sequelas na vista.